As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Não temos quaisquer reservas sobre adesão à UE», diz o primeiro-ministro
- 4-May-2005 - 16:59


O primeiro ministro de Cabo Verde disse hoje que não há "nenhuma reserva" do governo do arquipélago a uma adesão plena à União Europeia(UE), como foi recentemente proposto em Portugal.


Por Ricardo Bordalo
da Agência Lusa

José Maria Neves, momentos antes de viajar para Portugal, onde, entre outras iniciativas, vai falar com o seu homólogo português, José Sócrates, e com os promotores da ideia de integração, Mário Soares e Adriano Moreira, observou, no entanto, que considera a adesão de Cabo Verde à UE algo "muito complexo e difícil".

O chefe do governo cabo-verdiano lembrou que o seu executivo defende desde 2001 um estatuto especial do arquipélago na UE, mas, abrindo novas possibilidades, afirmou ser "perfeitamente possível" que, depois de a ideia "percorrer o seu caminho", se consiga mais do que o estatuto de associado, "embora menos que a adesão plena".

Para isso, defendeu ser necessário encontrar um mecanismo que o viabilize no seio da União Europeia.

Reafirmando a ideia de que "não há nenhuma reserva" cabo- verdiana em aderir à União Europeia", Neves sublinhou que Cabo Verde "é um país soberano" e que, "soberanamente, poderá decidir aderir à UE", embora "fixando e estabelecendo uma ideia de ponte entre os diferentes continentes, África, Europa e as Américas".

"Eu acho que é uma questão extremamente complexa e difícil, tendo em conta a situação geo-estratégica de Cabo Verde no continente africano", disse, enfatizando, porém: "Se essa ideia - da adesão - fizer o seu percurso, se ganhar adesão na Europa e em Cabo Verde, não teremos absolutamente nada contra".

Cabo Verde, apontou, será "um país soberano integrado numa região extremamente importante para o futuro da humanidade como a União Europeia".

José Maria Neves recordou ainda que neste momento já existe uma parceria com a UE, no âmbito das relações com o grupo de países ACP (África-Caraíbas-Pacífico), que é de mera ajuda ao desenvolvimento, e que há vários instrumentos de parceria possíveis.

Citou como exemplos o estatuto de vizinhança, de que fazem parte alguns países do Leste europeu, do Mediterrâneo e do Médio Oriente, e o estatuto no âmbito da segurança e estabilidade da União, para além da associação.

"Mas nós queremos um patamar muito mais elevado", disse, explicando: "Queremos ter um estatuto de associado à União Europeia, que seria extremamente interessante para o futuro de Cabo Verde".

Esta questão, frisou, não é "meramente económica", mas sim "eminentemente política e estratégica" para o futuro de Cabo Verde, país que tem "uma cultura ocidental, uma importante comunidade na Europa, instituições muito próximas das da UE, e (à) a convertibilidade do escudo cabo-verdiano ancorada no acordo de cooperação cambial e na paridade fixa com o Euro".

O primeiro-ministro de Cabo Verde considera a ideia lançada por Mário Soares e Adriano Moreira "muito positiva" e valoriza os actos de "todos aqueles que, mesmo sendo um país africano, defendem que Cabo Verde poderá aderir à União Europeia".

Neves realçou sempre a importância do arquipélago enquanto "ponte entre civilizações e continente e uma plataforma importante no estabelecimento de uma zona de paz e segurança" e na transformação do Atlântico num "lago de paz".

Questionado sobre o risco de, perante a insistência na parceria quando já existe uma proposta de integração, essas reservas serem interpretadas como uma descrença de Cabo Verde na possibilidade de adesão, Neves afirmou que tem "discutido abertamente essa questão".

"Tenho, designadamente com o ex-presidente português Mário Soares, discutido esta matéria e valorizo a iniciativa deles (de Soares, Adriano Moreira e do general Silvério Marques)".

Todavia, disse, "há vários mecanismos para serem trabalhados, sendo um deles a adesão... mas esta é muito difícil"

"De qualquer modo, repito, valorizo o trabalho e agradeço o facto de personalidades portuguesas estarem a dar uma forte contribuição para que esta ideia da parceria especial possa fazer o seu caminho", assegurou.

José Maria Neves viajou para Lisboa com o seu ministro da Economia para participar no fórum promovido pelo Diário Económico "Investir em África", em que estarão presentes vários governantes de Portugal e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e centenas de empresários.

Na sua intervenção no fórum do jornal português, Neves vai apresentar Cabo verde como "um importante destino de investimentos", porque "há cada vez mais confiança" no país e "interesse na realização de investimentos".

Vai ainda defender perante os empresários portugueses que "vale cada vez mais a pena investir em África".

Durante a sua estada em Portugal, José Maria Neves terá contactos com responsáveis dos maiores bancos de Portugal, junto dos quais intervirá no sentido da "promoção de Cabo Verde enquanto importante praça financeira internacional".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem