As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PRS estranha movimentação em torno de Kumba Ialá
- 4-May-2005 - 19:12


O Partido da Renovação Social (PRS, maior força política da oposição) da Guiné-Bissau declarou-se hoje surpreendido com "tanta movimentação" em torno das candidaturas dos ex- presidentes Kumba Ialá, que apoia, e João Bernardo "Nino" Vieira.


"Não queremos antecipar nada em relação à decisão dos tribunais, mas é muito estranho ver tanta movimentação antecipada em relação a certas candidaturas, o que nunca houve na Guiné-Bissau", disse o secretário-geral do PRS, Artur Sanhá.

Sanhá chefiou uma delegação do PRS a uma reunião, hoje, entre os representantes das 27 forças políticas guineenses e o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau, o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, centrada no processo eleitoral das presidenciais de 19 de Junho.

Sanhá saudou a iniciativa de Kofi Annan de enviar ao país uma personalidade com a missão de facilitar o diálogo entre os diferentes actores políticos locais.

"O PRS entende que não há só preocupação e movimentação em relação à candidatura de Kumba Ialá, isso também se denota em relação a outros candidatos. Nós somos do PRS, preocupamo-nos com os nossos militantes mas também com o povo guineense", afirmou.

Frisou, no entanto, ser entendimento do seu partido que devem ser esgotadas todas as possibilidades legais existentes no país em caso de uma decisão desfavorável do órgão judicial.

"A lei admite reclamações e recursos. Não nos venham dizer que temos de abdicar do direito de recorrer ou reclamar. Está na lei. Por que é que a lei admite a apresentação de um recurso em relação à decisão das candidaturas eleitorais? Se alguém tem tendência para tentar outras coisas, isso já não é connosco", sublinhou..

Questionado sobre a estratégia que o PRS pretende adoptar caso o tribunal recuse a candidatura de Kumba Ialá e, posteriormente, perca o recurso, Artur Sanhá foi lacónico.

"Como ainda nem sequer há uma decisão judicial e não apresentámos recurso nenhum, não temos nada a dizer", respondeu.

Por seu turno, Joaquim Mumine Embaló, chefe da delegação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), destacou que a força política que representa aceitará qualquer decisão dos tribunais em relação a todas as candidaturas em apreciação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que deverá divulgar quais serão validadas sexta-feira ou ao longo do fim-de-semana.

"Aguardamos serenamente a decisão do Supremo Tribunal, mas informamos que estamos dispostos a aceitar qualquer que venha a ser o acórdão desse órgão", disse Embaló, que é também ministro da Administração Interna guineense.

Com o mesmo objectivo - auscultação sobre o processo eleitoral em curso - o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Guiné- Bissau deverá reunir-se ainda hoje com elementos da sociedade civil.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem