As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PRS insta comunidade internacional a ajudar o país
- 5-May-2005 - 20:28


O Partido guineense da Renovação Social afirmou hoje que não compete à comunidade internacional pronunciar-se sobre candidaturas presidenciais, mas ajudar o país a encontrar soluções que conduzam à paz, após um encontro com o ex- Presidente moçambicano Joaquim Chissano.


"Não é da competência da comunidade internacional ajuizar quem vai candidatar-se ou não. O que se recomenda é que ela ajude o nosso país a encontrar soluções viáveis que possam conduzir o país à paz e estabilidade", afirmou Carlitos Barai, vice-presidente do partido, o maior da oposição, que apoia o ex-presidente Kumba Ialá às presidenciais.

Barai falava aos jornalistas à saída de um encontro com o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Guiné- Bissau, o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, que se reuniu hoje com as três forças políticas mais representativas no Parlamento guineense.

O dirigente do PRS escusou-se a precisar quais os países ou organizações que estão, no entender dos "renovadores", a imiscuir-se nos assuntos internos da Guiné-Bissau, insistindo na necessidade de a comunidade internacional ajudar o país a encontrar, "de facto", formas de recuperar a sua credibilidade no plano externo para que, deste modo, possa encontrar fundos para o desenvolvimento.

Questionado sobre a situação que se vive o país, o também líder parlamentar do PRS considerou ser normal que em vésperas de eleições a tensão política se torne "um tanto ou quanto preocupante", pois "é sempre um período de agitação", disse.

Defendeu, todavia, uma concertação entre os partidos concorrentes às eleições de 19 de Junho e as instituições encarregues de organizar a votação, para que estas possam ser livres e justas, sem motivos para reclamações.

O representante do Partido Unido Social-Democrata (PUSD), que apoia Francisco Fadul às presidenciais, considerou por seu turno serem "bem vindas" todas as intenções de candidaturas, desde que sejam de cidadãos guineenses.

Salvaguardou, no entanto, que "cabe ao tribunal decidir, porque é o órgão competente por excelência para tomar a última decisão".

Segundo José Lopes, membro da Comissão Política do PUSD e chefe da delegação da segunda maior força da oposição ao encontro com Joaquim Chissano, o seu partido está a seguir o desenrolar do processo, mas considerou "normal haver tensão" em período pré- eleitoral, razão por que o país é "foco de atenção" da comunidade internacional.

"A democracia é um jogo de interesses e, por isso, existem vários partidos. A existência de vários partidos marca a própria democracia que nós vivemos. É necessário que haja concorrência e nós somos um dos concorrentes", disse José Lopes, insistindo que "a situação do país é normal".

Joaquim Chissano recebeu depois uma delegação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), liderada pelo membro da Comissão Permanente Mumine Embaló, também ministro da Administração Interna.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem