As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PAIGC quer manter apoio a Sanhá e propõe suspensão três dirigentes
- 6-May-2005 - 14:18


O PAIGC vai reafirmar hoje o seu apoio a Malam Bacai Sanhá como candidato às presidenciais guineenses de Junho, devendo igualmente propor a suspensão, até à realização de um congresso, dos dirigentes que contestam a actual liderança.


Fontes partidárias disseram quinta-feira à noite à Agência Lusa que a decisão terá ainda de ser analisada na reunião do Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que começou quarta-feira e que deveria ter terminado quinta-feira.

No entanto, e dado que estão ainda inscritos para falar mais de três dezenas de oradores, o presidente do partido no poder, Carlos Gomes Júnior, igualmente primeiro-ministro, decidiu suspender os trabalhos, que serão retomados hoje de manhã.

A reunião dos 315 membros do Comité Central, convocada por Carlos Gomes Júnior, tem por objectivo analisar o comportamento de altos dirigentes do PAIGC, entre eles o 1º vice-presidente, Aristides Gomes, que têm publicamente contestado a liderança de Carlos Gomes Júnior.

No último ano, além de Aristides Gomes, também o líder parlamentar do PAIGC, Cipriano Cassamá, e o membro da Comissão Permanente Hélder Proença têm posto em causa as decisões do líder do partido, nomeadamente a escolha de Malam Bacai Sanhá como candidato às presidenciais de 19 de Junho próximo.

Gomes, Cassamá e Proença têm-se assumido como defensores do apoio do PAIGC ao ex-presidente João Bernardo Vieira, ideia que já defenderam ao longo dos dois dias de reunião mas que não tem sido acolhida pela maioria dos delegados, disseram à Lusa as fontes partidárias.

Segundo as fontes, neste momento, não faz sentido retirar o apoio a Malam Bacai Sanhá, que já foi presidente interino (1998/2000) e da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento, 1994/98)), para o dar a "Nino" Vieira, que apresentou no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a sua candidatura presidencial como independente.

Por outro lado, indicaram as fontes, o comportamento dos três dirigentes, ao apoiarem claramente "Nino" Vieira, deverá também ser alvo de sanções, havendo já uma proposta no sentido de os suspender de todas as actividades partidárias até à realização do próximo congresso, ainda sem data marcada.

Segundo as fontes, tanto Carlos Gomes Júnior como Hélder Proença já explicaram aos delegados presentes as suas posições, com o segundo a insistir na discussão de uma proposta já apresentada na Comissão Nacional de Verificação e Controlo para a instauração de um inquérito disciplinar ao líder, visando a sua demissão.

Como argumentos, os três dirigentes, que alegam ter recolhido mais de meia centena de assinaturas de membros do Comité Central, acusam Carlos Gomes Júnior de "desrespeito sistemático pelas decisões internas" e "vários atropelos às regras estatutárias".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem