As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro da Defesa português admite cedência de meios aéreos
- 6-May-2005 - 16:45


O ministro da Defesa português, Luís Amado, admitiu hoje, no segundo dia da sua visita oficial a Cabo Verde, que Portugal poderá ceder alguns meios aéreos ao arquipélago.


A concretizar-se, a cedência ocorrerá no âmbito do novo programa- quadro de cooperação na área da Defesa que está a ser preparado entre os dois países.

"Nada está decidido nessa matéria", assinalou o ministro, à saída de uma reunião com o Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.

"Isso - a eventual cedência de meios aéreos - decorrerá da avaliação que viermos a fazer daquilo que deve ser o novo quadro de cooperação com Cabo Verde", esclareceu.

Amado assinalou que o governo de Cabo Verde tem "ideias muito precisas sobre o que quer para o futuro" e é também com base no que forem as suas expectativas que Lisboa dará uma resposta.

"Veremos, em função dos nossos recursos e das nossas possibilidades, o que se pode fazer", disse.

"Esse - insistiu - é um sector específico onde algumas conversações podem ter lugar num futuro próximo, para perspectivar uma eventual cedência de meios aéreos, mas nada está decidido ainda".

Segundo fonte militar, está em exame a possibilidade de Portugal, no âmbito da reestruturação da sua Força Aérea (FAP), ceder a Cabo Verde alguns dos 26 "aviocar" e helicópteros que ainda estão ao serviço e podem ser substituídos em breve.

O arquipélago não dispõe de meios que permitam, actualmente, uma vigilância eficaz da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE) e da sua costa que se prolonga por 10 ilhas situadas num triângulo muito "apetecido" pelos traficantes de droga internacionais - Europa, África e Américas.

Quanto à preparação do novo programa-quadro de cooperação, tendo em conta que o actual expira em Outubro, Luís Amado apresentou às autoridades cabo-verdianas as orientações em matéria de cooperação na área da Defesa.

"Neste aspecto, ficou clara a nossa vontade de abrir um novo ciclo com Cabo Verde, porque todas as condições de referência do que era a cooperação neste domínio têm mais de uma década", disse.

"Há um novo quadro em perspectiva, resultante das alterações que entretanto se verificaram, seja na região em que Cabo Verde está inserido, seja na região em que Portugal está inserido, com novos, complexos e exigentes compromissos da parte dos dois governos no esforço de segurança cooperativa que se impõe na comunidade internacional", assinalou.

Luís Amado, que deixa o arquipélago hoje à tarde, manteve esta manhã reuniões com o seu homólogo cabo-verdiano, Armindo Maurício, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Victor Borges, e com o Presidente da República, Pedro Pires.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem