Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Acidentes de viação provocaram mais de 2.300 mortos em 2004
- 9-May-2005 - 14:50


O excesso de velocidade e o consumo de álcool foram as principais causas dos acidentes de viação ocorridos no ano passado em Angola, que provocaram mais de 2.300 mortos, foi hoje anunciado em Luanda.


"Registamos 8.791 acidentes de viação no ano passado, que provocaram 2.349 mortes e 6.716 feridos", afirmou o Director Nacional de Viação e Trânsito, Inocêncio de Brito, numa entrevista publicada no Jornal de Angola.

Os dados da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) referem que a maioria dos acidentes ocorreram em Luanda, com um total de 4.065, seguindo-se as províncias de Huíla (1.033), Benguela (813) e Huambo (381).

Entre os 8.791 acidentes de viação registados em Angola no ano passado, 3.670 foram colisões entre veículos, tendo-se ainda registado entre outros 759 despistes e 750 capotamentos.

Segundo Inocêncio de Brito, as principais causas dos acidentes de viação ocorridos em Angola estão relacionadas com "o excesso de velocidade e a condução sob efeitos de álcool e drogas".

A falta de respeito pelas regras de trânsito foi outra das causas apontadas por este responsável, que também admitiu a existência de "um deficiente trabalho de prevenção rodoviária".

Inocêncio de Brito salientou, por outro lado, que a violação sistemática das regras de trânsito por parte dos condutores, especialmente visível em Luanda, resulta "de um sentimento quase generalizado de impunidade".

"As multas não estão a desempenhar o seu papel", afirmou, acrescentando, no entanto, que "o cumprimento da lei também decorre da própria consciência do cidadão, porque não se pode esperar que a polícia esteja sempre presente para que a lei seja cumprida".

O Director Nacional de Viação e Trânsito manifestou ainda a convicção que este problema possa ser minimizado com a entrada em vigor do novo Código da Estrada, que substituirá o que está actualmente em vigor, que data de 1954 e se encontra desactualizado.

A proposta que está ainda em discussão inclui, entre outras novidades, o aumento das habilitações literárias para a carta de condução, alterações nos exames de condução e a introdução da inspecção obrigatória de veículos.

A DNVT é um órgão do Comando Geral da Polícia Nacional que tem como principal função assegurar o cumprimento das regras do Código da Estrada e de toda a legislação relativa à circulação rodoviária.

Esta direcção nacional é ainda responsável pela emissão de cartas de condução e livretes de circulação, assim como pela realização dos exames de condução e pela emissão de matrículas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem