As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Município português ajuda Paul a criar corpo de bombeiros
- 9-May-2005 - 19:01


O município cabo-verdiano de Paul está a formar uma corporação de bombeiros com o apoio da Câmara de Benavente - concelho com que está geminado - que deverá ser apresentada à população no feriado municipal de 10 de Junho.


Miguel Cardia, responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, disse hoje à agência Lusa que, na sequência de um pedido feito pelo município cabo- verdiano, a autarquia benaventense encarregou-o da missão de criação do Corpo de Bombeiros Municipais de Paul, o que tem vindo a fazer desde Novembro de 2004.

Segundo disse, além da deliberação recente da Câmara Municipal de Benavente, de aquisição dos 26 fardamentos mínimos para os elementos da corporação, os Bombeiros de Samora Correia deram equipamento de protecção individual e de combate a incêndios, os de Benavente uma viatura de desencarceramento, tendo os bombeiros da Covilhã doado uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância.

Estas duas viaturas vão ser levadas para Paul no próximo dia 17, devendo o restante equipamento chegar àquele município antes do feriado municipal de 10 de Junho, para que a corporação possa ser apresentada formalmente à população e iniciar a sua actividade, adiantou.

Segundo Miguel Cardia, no mês que esteve no Paul (de 07 de Novembro a 09 de Dezembro), além do plano de estruturação da corporação e da formação técnica de base que deu aos 26 elementos, fez também uma análise dos riscos existentes naquele concelho, para definir as prioridades no apoio.

No seu entender, o equipamento disponibilizado, que se vai juntar a um auto-tanque oferecido pelos suecos e a uma ambulância todo-o-terreno oferecida pelo Luxemburgo, é suficiente para a missão do Corpo de Bombeiros Municipais de Paul.

Frisando que a ilha de Santo Antão, onde se situa Paul, "é diferente das que são apresentadas nos cartazes turísticos que promovem as praias de Cabo Verde", por ser muito montanhosa e muito verde, Miguel Cardia salientou a importância de preservar aquela floresta e de dotar os bombeiros locais com meios capazes de percorrer caminhos sinuosos.

A corporação de bombeiros é formada por 26 voluntários (meia dúzia dos quais são funcionários do município em áreas diversas), aos quais foi ministrado o curso de bombeiro de terceira classe.

Depois de constituída, a corporação vai continuar a contar com o apoio das duas do concelho de Benavente, que receberão os graduados em estágios técnicos, além de estar prevista a formação na Escola Nacional de Bombeiros.

De acordo com a deliberação da Câmara Municipal de Benavente, a aquisição do fardamento mínimo custará mais de 2.000 euros, tendo sido solicitado à Liga dos Bombeiros Portugueses para, dada a finalidade, fornecer as fardas a preço de custo.

Miguel Cardia adiantou que "serão bem aceites" todas as ofertas de equipamento de combate a incêndios, como mangueiras e agulhetas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem