As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cultura de Cabo Verde mostra-se em Portugal
- 10-May-2005 - 15:02


Livros, música, cinema e gastronomia de Cabo Verde vão estar presentes, entre quarta- feira e sábado, em ruas e salas de Abrantes, disse hoje à agência Lusa um dos dinamizadores da Semana CaboAbrantina.


José Alves Jana, da Associação de Geminação de Abrantes, disse que a cultura cabo-verdiana vai ser apresentada aos abrantinos, numa iniciativa que visa dinamizar a geminação da cidade com o município cabo- verdiano de São Nicolau e saudar o aparecimento de uma associação de estudantes cabo-verdianos em Abrantes.

O Núcleo de Estudantes de Cabo Verde na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), que adoptou o nome de CaboAbrantinos, recém-formado, surge como parceiro na iniciativa, à qual aderiram outras associações locais como a Palha de Abrantes e o Espalhafitas.

Segundo disse, quando a nova direcção da Associação de Geminação tomou posse verificou que a ligação da sociedade civil abrantina a São Nicolau era praticamente inexistente.

Esse facto, aliado à presença de um número significativo de estudantes cabo-verdianos na ESTA (21) que se estavam a associar, levou a que a Associação de Geminação avançasse para a Semana CaboAbrantina.

A iniciativa tem por objectivo dar a conhecer a cultura cabo-verdiana, tornar a sua presença viva e "reavivar" a ligação com algumas famílias de Cabo Verde que escolheram Abrantes para viver, afirmou.

Alves Jana sublinhou o facto de, graças a um protocolo celebrado recentemente pelo Instituto Politécnico de Tomar com vários municípios de Cabo Verde, esta instituição ir receber no próximo ano lectivo mais uma centena de estudantes cabo-verdianos, 20 dos quais virão para a ESTA, duplicando a sua presença em Abrantes.

A Semana CaboAbrantibna começa quarta-feira à noite com a apresentação do filme "Nha fala", de Flora Gomes, seguindo-se, quinta-feira, um debate, "Quem é Cabo Verde", com as presenças de Jefferson Gomes e Herlander Santos.

Sexta-feira, integrado na iniciativa "Vozes dos Livros", a Biblioteca António Botto recebe o autor cabo- verdiano José Luís Tavares, que apresentará a obra "Agreste matéria do mundo".

A tarde de sábado será preenchida com animação de rua (basquetebol) no Parque Radical (junto ao Castelo), ficando a noite reservada para um jantar cabo-verdiano, com gastronomia, música e literatura.

Durante os vários dias do evento, a literatura cabo- verdiana estará espalhada pelas montras da cidade, tendo sido feito um apelo às rádios locais e à biblioteca municipal para passarem música do arquipélago.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem