As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cooperação com Portugal no combate ao tráfico de droga vai aumentar
- 16-May-2005 - 20:13


Os ministros da Administração Interna e da Justiça de Cabo Verde reuniram-se hoje, em Lisboa, com os seus homólogos portugueses para conversações sobre o reforço da cooperação no combate ao crime organizado e tráfico de droga no arquipélago.


"Tratou-se de um encontro entre os ministros da Administração Interna e da Justiça centrado na necessidade de colaboração entre os dois ministérios no domínio da criminalidade transfronteiriça", indicou a ministra da Justiça cabo-verdiana, Cristina Lima.

"Concluímos que temos já um património importante construído ao longo dos anos, que vamos consolidar. Mas há outros desafios que vamos assumir no quadro de uma lógica de combate à criminalidade, nomeadamente à organizada e ao tráfico de droga", assinalou a ministra.

"Estamos a trabalhar para pôr as forças dos dois países em contacto directo em termos de colaboração, assistência técnica, formação, informação e apoio com equipamentos", acrescentou.

O ministro da Administração Interna português, António Costa, salientou que durante o encontro foi abordado "um conceito novo de segurança cooperativa", devido às ameaças que enfrentam Portugal e Cabo Verde devido à sua posição geográfica, nomeadamente o tráfico de droga.

"Cabo Verde pela sua posição geográfica é muitas vezes local de trânsito e Portugal o local de destino" e de entrada de droga para a Europa, disse.

Com este novo conceito de segurança cooperativa os dois países defendem uma cooperação mais global de Cabo Verde com o conjunto da União Europeia (UE).

"Portugal e a Europa devem tomar medidas e apoiar e colaborar com as autoridades de Cabo Verde no sentido de fazer frente à ameaça" que é o tráfico de droga, advogou, por seu lado, o ministro da Justiça português, Alberto Costa.

O quarto interveniente no encontro, o ministro da Administração Interna cabo-verdiano, Júlio Correia, declarou que o seu governo está "a contar com esta parceria para que Cabo verde possa assumir-se como um posto avançado de combate ao crime que chega à Europa".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem