As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mestres da pintura lusófona no arquipélago através da serigrafia
- 17-May-2005 - 15:30


Alguns dos artistas plásticos lusófonos mais consagrados estão expostos na Cidade da Praia, Cabo Verde, por iniciativa do Centro Português de Serigrafia(CPS) e do Centro Cultural Português - Instituto Camões(CCP-IC).


Nomes como Júlio Pomar, José de Guimarães, Cruzeiro Seixas, Carlos Calvep, do moçambicano Malangatana ou ainda do cabo-verdiano Tchalé Figueira fazem parte do conjunto de 36 serigrafias expostas, até quarta-feira, no espaço do CCP-IC da capital cabo-verdiana.

A exposição vai, depois da Cidade da Praia, deslocar-se para a Cidade do Mindelo, São Vicente, onde estará patente nas instalações do CCP-IC daquela ilha do barlavento cabo-verdiano.

O director do Centro Português de Serigrafia, João Prates, considerou que esta iniciativa conjunta com o CCP-IC, é uma "excelente oportunidade" para que as pessoas em Cabo Verde tenham acesso à excelência artística dos autores expostos, através da serigrafia.

A selecção dos trabalhos para esta exposição, explicou João Prates, resultou de critérios inerentes à qualidade das obras, "mas também a existência de uma ligação ao mar", elemento que, para além da língua, "une esta comunidade alargada de países".

Paralelamente, adiantou Prates, "foi ainda tido em conta que a obra gráfica permite praticar preços mais baixos" de forma a que a arte possa chegar às pessoas sem esbarrar na sua capacidade económica.

Ainda importante para esta deslocação do CPS a Cabo Verde com um conjunto de obras da autoria de pintores consagrados, "mas também de jovens", é o momento em que o centro comemora 20 anos de actividade, tendo, ao longo destas duas décadas, mais de 1.000 obras e cerca de três centenas de autores publicados.

Para o futuro, João Prates avançou à Lusa que "existem sérias possibilidades" de alargar este trabalho a outros pintores cabo- verdianos e dos restantes países de língua portuguesa".

Para o director do CCP e adido cultural da embaixada de Portugal em Cabo Verde, João Neves, esta exposição tem uma clara dimensão pedagógica "na medida em que familiariza as pessoas com a linguagem plástica".

"A obra gráfica contribui para uma maior divulgação da arte portuguesa - e lusófona - contemporânea (...) apresentando um museu em constante mutação e crescimento sem negar o valor da obra única", acrescentou João Neves.

No primeiro dia da exposição, na segunda-feira, várias dezenas de pessoas estiveram presentes, sendo as opiniões unânimes em relação à qualidade das obras expostas e à oportunidade que a iniciativa representa para que os cabo-verdianos interessados neste universo criativo possam a eles aceder e fruir.

Para além dos citados autores representados na mostra, estão ainda nomes como Fernando Grade, Pedro Tudela, Isabel Laginhas, Vitor Belém, Xana, Marçal, Maria Gabriela, Luís Lemos, Lurdes Leite, Jorge de Sousa, Rico Sequeira, António Carmo, Pinho Diniz e Carla Pott.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem