As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mandatário Kumba no sorteio dos candidatos nos boletins de voto
- 20-May-2005 - 17:21


Menos de uma semana depois de se ter auto-proclamado presidente da Guiné-Bissau, o ex-chefe de Estado Kumba Ialá enviou um seu mandatário para o sorteio destinado a posicionar os candidatos às eleições de 19 de Junho próximo.


A presença do mandatário de Kumba Ialá, que se escusou a falar à imprensa, constituiu uma surpresa, uma vez que entregou também à Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense a fotografia do ex-presidente que irá figurar no 11º lugar nos boletins de voto das presidenciais.

O presidente da CNE, Manuel Mané, desdramatizou a auto-proclamação de Kumba Ialá, alegando que qualquer candidato pode fazer "declarações políticas" no decurso da pré- campanha eleitoral.

"Isso é uma declaração política e os políticos são livres de dizer o que entenderem, desde que assumam as suas responsabilidades", sublinhou Manuel Mané, indicando que tal atitude não põe em causa a candidatura do ex-presidente.

No sorteio, que decorreu num hotel de Bissau na presença de mandatários dos 17 candidatos, coube ao mais recente líder de um partido político surgir como primeiro nome nos boletins de voto.

Trata-se de Aregado Mantenque Té, presidente do recém-criado Partido do Trabalho (PT).

Kumba Ialá surge a "meio da tabela", na 11ª posição, enquanto o candidato independente João Bernardo "Nino" Vieira surge na terceira e Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), será o antepenúltimo (15º).

Outro candidato de peso é o líder do Partido Unido Social- Democrata (PUSD), Francisco Fadul, que antecede Malam Bacai Sanhá na lista, cujo último nome é o da única mulher que se apresenta à votação: Antonieta Rosa Gomes, presidente do Fórum Cívico Guineense/Social-Democracia (FCG/SD), que a apoia.

Segundo Manuel Mané, toda a documentação saída do sorteio foi imediatamente enviada para a Embaixada de Portugal em Bissau, de onde seguirá ainda esta tarde para Lisboa para a respectiva impressão.

Dos 17 candidatos, apenas Abubacar Baldé, líder da União Nacional para o Desenvolvimento e Progresso (UNDP), não entregou a respectiva fotografia que irá surgir nos boletins de voto.

Na mesma altura, foi efectuado o sorteio para os tempos de antena que serão transmitidos diariamente nas rádios e televisão locais durante a campanha eleitoral, que decorrerá entre 28 deste mês e 17 de Junho.

Na televisão, os 17 candidatos, se não houver desistências, terão direito a cinco minutos diários, tempo que será o dobro nas rádios, cabendo a Iaia Djaló, independente, a "primazia" de os abrir todos os dias. Kumba Ialá será o sétimo, "Nino" Vieira o nono, Fadul o 12º e Bacai Sanhá o 16º (penúltimo).

O presidente da CNE indicou que a elaboração dos cadernos eleitorais está já na fase final e que, segundo os dados provisórios, estão inscritos 533.003 eleitores, embora esse total possa vir a sofrer alterações "pouco significativas".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem