As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Representante da CPLP defende concertação e diálogo
- 20-May-2005 - 18:15


O diplomata brasileiro Carlos Alves Moura, recém-nomeado representante da CPLP na Guiné-Bissau, defendeu hoje a concertação e o diálogo como formas de superar a instabilidade que vive este país africano de língua portuguesa.


"Todo o conflito pode ser dirimido por meio da concertação, e é com esta convicção que estou a ir para Guiné-Bissau. A superação do contraditório não pode ser por intermédio da agressividade ", disse Carlos Moura à Agência Lusa.

O diplomata reconheceu que "o quadro político do país é preocupante" e, nesse sentido, instou a comunidade internacional a ajudar a Guiné-Bissau no processo de concertação e na realização das eleições, marcadas para 19 de Junho.

"Estou certo de que as autoridades guineenses, com o apoio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e ONU (Organização das Nações Unidas), conseguirão realizar as eleições num clima de tranquilidade", afirmou.

O representante da CPLP acredita também que "não haverá conturbações do ponto de vista militar" durante o processo eleitoral.

Segundo Carlos Moura, as eleições são fundamentais para a assegurar a democracia no país e a reconstrução política e económica da Guiné-Bissau

Na sua previsão, "os doadores internacionais não se atreverão a fazer quaisquer investimentos na Guiné-Bissau enquanto não houver estabilidade democrática no país".

Carlos Moura considera que o grande número de candidatos às eleições presidenciais é um facto positivo, porque fortalece a democracia na Guiné-Bissau.

Entre os 17 candidatos figuram os ex-chefes de Estado João Bernardo "Nino" Vieira e Kumba Ialá e ainda Francisco Fadul, líder do Partido Unido Social-Democrata (PUSD), a segunda maior força política do país depois do Partido Africano para a Independência da Guiné (PAIGC).

Carlos Moura viaja para Guiné-Bissau em Junho, se possível antes do dia 19.

O mandato do representante da CPLP terá duração de um ano, com possibilidade de ser prorrogado por mais um ano.

Carlos Alves Moura, 65 anos, é actualmente secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instância máxima da Igreja Católica no Brasil.

Foi fundador da Casa da África do Brasil e da Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e director do Centro de Estudos Brasileiros da embaixada do Brasil em Cabo Verde durante cinco anos.

Foi também fundador do Instituto de Cultura dos Povos Negros em Burkina Faso.

Participou ainda na elaboração de políticas públicas a favor da comunidade negra do Brasil e em diversos encontros do âmbito da CPLP, desde a sua criação.

"Quem faz a opção de trabalhar a favor dos excluídos, estando dentro ou mesmo fora do governo, sempre encontra espaço para cumprir esta missão", declarou o diplomata, que considera a sua próxima tarefa "árdua", mas ao mesmo tempo "singular e honrosa".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem