As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mais de 13 partidos, entre eles PAIGC, em mega-comício
- 24-May-2005 - 22:53


Pelo menos 13 formações políticas, entre elas o partido no poder, vão celebrar quarta-feira o Dia de África com um "mega-comício" em Bissau destinado a promover a paz e estabilidade na Guiné-Bissau.


A iniciativa, como o NL revelou ontem, foi decidida a 20 deste mês numa reunião que congregou as formações e que contou com o apoio do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), cujo líder, Carlos Gomes Júnior, igualmente primeiro-ministro, será um dos oradores.

O comissário-geral da Polícia de Ordem Pública (POP) guineense, Antero João Correia, garantiu que a manifestação está autorizada, sublinhando que alguns dos seus homens estarão de prevenção, "apenas na eventualidade de alguém estranho tentar provocar distúrbios".

A manifestação decorrerá na Chapa de Bissau, palco tradicional de comícios junto à Feira do Bandim (principal mercado da capital guineense), e tem início programado para as 16:00 locais (17:00 em Lisboa).

Além do PAIGC, participam na iniciativa a Aliança Socialista Guineense (ASG), as frentes Democrática (FD), Democrática Social (FDS) e de Libertação para a Independência Nacional da Guiné (FLING), Liga Guineense de Protecção Ecológica (LIPE) e Movimento Democrático Guineense (MDG).

No comício vão participar ainda dirigentes dos partidos Democrático Socialista (PDS), Manifesto do Povo (PMP), para o Progresso (PP), Popular Guineense (PPG) Social-Democrata (PSD) e de Solidariedade e Trabalho (PST) e ainda a União Patriótica Guineense (UPG).

Fonte da organização admitiu a possibilidade de também participarem na iniciativa outros líderes partidários, nomeadamente oriundos do Partido Unido Social-Democrata (PUSD), que não estiveram presentes numa "reunião de consenso" na passada sexta-feira.

O comício ocorre a três dias do início da campanha eleitoral para as presidenciais de 19 de Junho, a que se apresentam 17 candidatos, entre eles os ex-presidentes João Bernardo "Nino" Vieira, Kumba Ialá e Malam Bacai Sanhá (este último desempenhou o cargo interinamente), bem os ex-primeiros-ministros Francisco Fadul e Faustino Imbali.

O comício constitui uma "resposta" às idênticas iniciativas promovidas na semana passada pelo "Fórum", entidade que congrega quatro forças políticas liderada pelo Partido da Renovação Social (PRS, que apoia Kumba Ialá), o maior da oposição.

Além do PRS, o único do grupo com representação parlamentar, integram o "Fórum" a Resistência da Guiné-Bissau (RGB), União Nacional para o Desenvolvimento e Progresso (UNDP) e Partido Democrático Socialista de Salvação Guineense (PDSSG).

A crise política desencadeada com a auto-proclamação de Kumba Ialá como presidente da Guiné-Bissau, no passado dia 15, gerou na semana passada momentos de tensão, sobretudo na marcha promovida pelo "Fórum", que acabou interrompida pela polícia, que alegou não ter a iniciativa sido devidamente autorizada.

Além da manifestação, a sociedade civil guineense vai também promover várias outras iniciativas para celebrar o Dia de África, nomeadamente de índole cultural, recreativa e desportiva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem