As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente garante que Kumba esteve na Presidência da República
- 26-May-2005 - 19:39


O chefe de Estado interino guineense garantiu hoje que Kumba Ialá tentou reassumir na madrugada de quarta-feira a Presidência da República, sublinhando que, até agora, aos 58 anos, "nunca ninguém" o tomou "por mentiroso".


"Tenho 58 anos e nunca alguém me tomou por mentiroso. Se ele estava a dormir em casa dele ou não, não posso fazer essa afirmação, pois não estava lá. A afirmação é dele e é ele que responderá por isso", sustentou Henrique Rosa.

Henrique Rosa respondia a uma questão sobre as declarações de Kumba Ialá feitas quarta-feira à Rádio Nacional de Cabo Verde (RNCB) e hoje reiteradas na estação portuguesa TSF, em que o ex-presidente negou ter tomado a sede da presidência.

"A haver mentirosos, então há (do ponto de vista de Kumba Ialá) muitos militares responsáveis, generais, que deverão ser chamados de mentirosos, porque confirmaram que Kumba Ialá esteve na Presidência e testemunhas não faltarão", frisou Henrique Rosa.

O chefe de Estado guineense afirmou, por outro lado, não ser da sua competência indicar se Kumba Ialá deve ou não ser sancionado pela justiça, razão por que não se pronuncia sobre qualquer matéria penal.

"Isso não é problema do meu foro. É da competência da justiça, pelo que não me pronuncio sobre isso", concluiu Henrique Rosa, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense.

Quarta-feira, em declarações à RNCV, Kumba Ialá negou que tenha ocupado a sede da Presidência da República e que seria uma loucura fazê-lo para tomar o poder, reiterando estas declarações hoje numa entrevista à estação de rádio portuguesa TSF, em que rejeitou ainda que tivesse desencadeado qualquer tentativa de golpe de Estado.

"A sede da presidência tem 650 homens. Como é que um indivíduo que é civil, não é militar, pode entrar lá?", questionou hoje na TSF.

O ex-presidente adiantou ainda que estava "em casa a dormir" e que está a investigar o que se passou na Presidência e os incidentes registados defronte da sua residência.

Sobre o inquérito que o governo decidiu instaurar à forma como o ex-chefe de Estado decidiu regressar à Presidência da República, Kumba Ialá referiu que "não se sente intimidado" e recusou qualquer intenção de sair do país, considerando que o governo de Carlos Gomes Júnior não terá coragem para tomar essa decisão.

Noutro sentido, o ex-presidente da Guiné-Bissau defendeu que a situação actual no país não permite a realização das eleições presidenciais na data prevista, 19 Junho próximo.

"Não há condições para se realizarem eleições na Guiné-Bissau a 19 Junho", afirmou Kumba Ialá, adiantando que "o recenseamento está uma confusão total" e que a CNE "não tem um cêntimo para financiar as eleições".

Sexta-feira foi noticiado que Kumba Ialá ocupou, durante algumas horas, a sede da Presidência da República, acompanhado por um grupo de militares, alegadamente para assumir o país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem