As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo apadrinha um dos maiores investimentos turísticos no país
- 1-Jun-2005 - 18:29


O primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, preside na quinta-feira, à cerimónia de lançamento da primeira pedra de um projecto de 630 milhões de euros na área do turismo, situado na baia de São Francisco, ilha de Santiago.


O empreendimento, um dos maiores planeados para o país e cuja edificação arranca oficialmente na tarde de quinta-feira, vai crescer na baia de São Francisco, a cerca de 10 quilómetros da Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

Na sua primeira fase, compreenderá um investimento de 30 milhões de euros, sendo o projecto global na ordem dos 630 milhões.

O investimento pertence ao grupo inglês da família Grepne, e, segundo informação disponibilizada pela empresa responsável pelo projecto, a Loid Engenharia, vai estar concluído num prazo de 20 anos.

No entanto, a primeira fase do projecto é essencialmente dedicada à construção de habitação de luxo, cujo projecto é denominado "Sambala Village", que comporta 68 vivendas e nove blocos de 388 apartamentos, quatro restaurantes, várias lojas, bares, parques de estacionamento e equipamentos desportivos.

Da área total do projecto "Sambala Village", constam 20 quarteirões de área privada para construção de habitação unifamiliar.

Quanto ao projecto global, orçado em 630 milhões de euros e a concretizar num espaço de 20 anos, que engloba uma significativa área, que vai de São Francisco à localidade costeira de Moia Moia, estão previstos ainda dois hotéis de luxo servidos por uma marina, um campo de golf de 18 buracos e diversos aldeamentos turísticos.

Os investidores sustentam a rentabilidade do significativo investimento, embora a primeira fase seja unicamente de construção de habitação, com o facto de Cabo Verde estar a apenas cinco horas de avião a partir de Londres, quando zonas concorrentes como Barbados ou Caraíbas se encontram a distâncias consideravelmente superiores.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, para além do primeiro ministro, vão estar os ministros dos Negócios Estrangeiros, Victor Borges, das Infra-estruturas e Transportes, Manuel Inocêncio Sousa, Finanças e Planeamento, João Serra, e da Economia, Crescimento e Competitividade, João Pereira da Silva.

Quanto às dúvidas que estes investimentos geram, nomeadamente sobre a eventual especulação imobiliária e o impacte ambiental, o promotor do investimento, Jonathan Grepne deu garantias de que "tudo será feito para proteger e melhorar a ecologia e o ambiente", considerando esta uma "causa nobre".

O projecto de ordenamento prevê igualmente que "foram tidos em conta factores de ordem económica, social e de natureza ecológica(...) e o estudo foi direccionado para o ordenamento paisagístico centrado na aptidão ecológica do território".

Os promotores garantem ainda que as populações locais são parte integrante da ideia global do empreendimento, que tem ainda como objectivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na área da sua incidência.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem