As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Deputado espanhol optimista quanto à aproximação à UE
- 10-Jun-2005 - 19:07


O deputado espanhol e professor de direito da Universidade de Las Palmas Jerónimo Acevedo considerou hoje que as autoridades cabo-verdianas estão a fazer um "bom trabalho" visando conseguir uma parceria especial com a União Europeia (UE).


Em declarações no final de uma visita ao arquipélago, o antigo ministro de governos socialistas de Felipe Gonzalez e presidente do Partido Socialista das Canárias, aconselhou, no entanto, "alguma paciência" por considerar que o processo será lento.

"Trata-se de uma questão complexa que requer soluções bem ponderadas", observou Jerónimo Acevedo, mostrando-se, no entanto, "optimista", por considerar que a União Europeia sempre encontrou "as soluções mais adequadas" para as mais variadas situações.

O deputado espanhol recordou os casos das Canárias, que conseguiram um "tratamento especial" quando a Espanha aderiu à União Europeia, e de Marrocos, cujas relações com a UE, na opinião do catedrático, têm sido construídas com base numa "visão inovadora".

"A União Europeia não é uma instituição formalista que tudo sacrifica em nome das suas leis e tratados. Embora existam algumas regras que só mudam em circunstâncias excepcionais, há uma grande flexibilidade na abordagem aos problemas que se apresentam", acrescentou.

Jerónimo Acevedo estimou que todos os apoios, nomeadamente os de Portugal e de Espanha, à pretensão de Cabo Verde são necessários, e considerou que o governo cabo-verdiano "tem feito, no plano diplomático, o trabalho que convém" para ampliar esse leque.

"Está em causa um estatuto que, não sendo de membro da União Europeia, pretende ser mais do que o previsto no quadro das relações bilaterais da UE com países de outras regiões, pelo que todo o tipo de esforços deve ser consentido", indicou o deputado espanhol.

O antigo ministro socialista também aconselhou "alguma paciência" aos cabo-verdianos, recordando que a Europa enfrenta alguns problemas, nomeadamente relacionados com o Tratado Constitucional e com o futuro económico da união, que "terá que priorizar" em primeiro lugar.

Trata-se, acrescentou, de "questões de fundo que têm implicações no futuro da comunidade", pelo que, na sua perspectiva, a questão da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia "só deverá avançar dentro de alguns meses".

Jerónimo Saavedra Acevedo foi ministro da Administração Pública, entre 1993 e 1995, e da Educação e Ciência, de 1995 a 1996, em governos do Partido Socialista Operário Espanhol.

Foi, igualmente, presidente do governo regional e do Partido Socialista das Canárias e tem sido eleito sucessivamente deputado desde 1977.

A sua visita a Cabo Verde acontece a convite do governo do arquipélago que, segundo uma fonte do executivo, pretende "contar com as ideias e reflexões" do catedrático para preparação do pedido de parceria especial que deverá ser apresentado, "tão breve quanto possível", às autoridades Europeias.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem