As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Na última semana de Outubro terá lugar o «Felino 2005»
- 15-Jun-2005 - 18:32


O arquipélago de Cabo Verde vai receber, na última semana do mês de Outubro, os "jogos de guerra" da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), englobados nos exercícios militares conjuntos denominados "Felino 2005".


Os exercícios militares da CPLP, com periodicidade anual, que tiveram início em 2000, sob a denominação "Felino", visam aperfeiçoar a capacidade de resposta de uma força militar ligeira da comunidade para a eventualidade de ser necessário "pacificar" uma situação de conflito num dos oito países que compõem a organização lusófona.

José Paula Santos, coronel e adido militar da embaixada de Portugal na Cidade da Praia, Cabo Verde, disse à Agência Lusa que uma possível intervenção militar no âmbito da CPLP, cuja preparação é o objectivo dos exercícios "Felino", será sempre a pedido da ONU.

Das quatro edições dos exercícios militares "Felino", duas em Portugal, em 2000 e 2001, Brasil, em 2002, Moçambique em 2003, e Angola em 2004, apenas a de Moçambique não consubstanciou o "lançamento" de tropas no terreno, sendo meramente um exercício de posto de comando.

Na edição deste ano, o "Felino 2005" vai ser igualmente um exercício de posto de comando, sem tropas no terreno, e será composto por "jogos de guerra" em computador.

Para isso, os oito países da CPLP (Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor- Leste), vão enviar dois a três oficiais para participar nos "jogos de guerra" que terão o posto de comando centralizado no espaço da Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia, onde terão de actuar perante as situações simuladas em computador.

O coronel José Paula Santos situou o "Felino 2005" no campo da aprendizagem mútua dos oficiais dos oito países da CPLP, de forma a que a engrenagem esteja afinada no caso de uma ocorrência que imponha uma intervenção humanitária ou de pacificação em área de conflito.

Toda a estrutura dos exercício "Felino" tem como instrumento a deslocação de uma força ligeira, "de tipo batalhão", com mobilidade que possibilite uma actuação rápida e eficaz nas situações que estão na génese da iniciativa e previstas nos acordos que permitiram a sua criação.

O cenário traçado para a edição do "Felino 2005" é a existência, com a correspondente figuração virtual, de uma situação de conflito em que a ONU envia um pedido à CPLP para que ocorra à área em causa com o objectivo de a pacificar.

José Paula Santos disse à Lusa que é essa a situação que vai ser testada no próximo mês de Outubro em Cabo Verde, sendo o posto de comando chefiado por um oficial do país onde o "Felino" decorre, coadjuvado por outro oficial oriundo do país onde terá lugar a edição seguinte, neste caso no Brasil.

Em 2006, os exercícios "Felino" vão regressar ao seu formato inicial, com lançamento de tropas no terreno, e onde os países participantes enviam, em média, cerca de duas dezenas de militares, enquanto o país anfitrião participa com um número superior.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem