As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
França apoia parceria especial do arquipélago com UE
- 17-Jun-2005 - 18:59


A parceria especial que Cabo Verde deseja construir com a União Europeia poderá inscrever- se no programa "Grand Voisinage" (Grande Vizinhança), com o apoio da França, disse hoje a ministra-adjunta para a Cooperação, Desenvolvimento e Francofonia francesa, Brigitte Girardin.


"Além do apoio à pretensão de Cabo Verde, a França poderá ajudar de muitas outras maneiras, uma vez que também fazem parte do seu território várias Regiões Ultra Periferias (RUP) da UE", adiantou a governante francesa.

Brigitte Giradin considerou que, a concretizar-se será um domínio de cooperação "novo e interessante" para Cabo Verde, garantindo que as autoridades cabo-verdianas podem contar com "todo o apoio da França" no sentido de poder beneficiar do programa, que se destina à promoção de um maior desenvolvimento das RUP da UE, "assim que começar a ser materializado".

Para as autoridades cabo-verdianas, a parceria especial com a UE é um dos "objectivos prioritários" do seu programa, mas o actual Governo de Cabo Verde nunca avançou qualquer pormenor sobre a matéria, limitando-se a justificar o seu silêncio como "necessário" ao bom andamento das negociações.

"Já na quinta-feira tivemos a oportunidade de discutir alguns aspectos do programa "Grand Voisinage", e creio que é possível, nesse âmbito, montar projectos de cooperação específicos com Cabo Verde envolvendo também as RUP da Europa", referiu a ministra.

Como factores que poderão ajudar o arquipélago a integrar esse quadro de cooperação com a UE, Brigitte Girardin indicou a "vizinhança, as boas relações e certas características comuns" entre Cabo Verde e as regiões de Açores, Madeira e Canárias, beneficiários naturais do programa.

O programa "Grand Voisinage", um instrumento da UE para promover um maior desenvolvimento e a integração das suas regiões ultra-periféricas, inclui os arquipélagos de Açores, Madeira (Portugal) e Canárias (Espanha) e as regiões de Guadalupe, Martinica, Guiana e Reunião, denominados Departamentos Franceses Ultramarinos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem