As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Modernização Porto da Praia vai custar 45 milhões de euros
- 24-Jun-2005 - 18:44


O projecto de modernização do Porto da Praia, em Cabo Verde, orçado em 45 milhões de euros, vai arrancar ainda este ano, garantiu hoje o presidente da Empresa Nacional de Portos (ENAPOR), proprietária da infra-estrutura.


Entre as obras de engenharia previstas destaca-se a extensão do cais principal em cerca de 450 metros, e a construção de um quebra- mar que, segundo Franklim Spencer, reserva "ainda mais espaço" para outras futuras expansões em direcção ao mar.

No que toca à melhoria do funcionamento daquela infra- estrutura portuária, o projecto contempla a criação de um Centro de Serviços de Valor Acrescentado (CSVA) na Achada Grande, planalto que fica sobranceiro ao porto.

"Dessa forma, todos os operadores económicos cuja actividade gira à volta do porto terão os serviços de que precisam concentrados num único local, havendo igualmente condições para aí se instalarem também", explicou Franklim Spencer.

Segundo aquele responsável, prevêem-se "várias outras vantagens" para esses operadores devido, por exemplo, à proximidade do CSVA e do Porto da Praia com o parque Industrial de Achada Grande, onde a maior parte tem os seus armazéns.

O dinheiro que vai ser investido no Porto da Praia representa cerca de metade do montante total (cerca de 91,4 milhões de euros) disponibilizado para ajuda ao desenvolvimento do arquipélago pela Milenium Challenge Account (MCA), o chamado Fundo dos Desafios do Milénio criado pelo governo dos Estados Unidos.

Outra actividade que poderá girar à volta da infra-estrutura é a referente ao Registo Internacional de Navios, um projecto cuja implantação o governo cabo-verdiano acarinha há já algum tempo, podendo, agora, ganhar nova dinâmica.

De acordo com fonte ligada ao processo contactada pela agência Lusa, a modernização do Porto da Praia deverá trazer outras valências que não as especificamente relacionadas com a ENAPOR, estando o registo internacional de embarcações incluído nessa lista.

Existem "expectativas de forte interacção" com o futuro Distrito Financeiro Internacional de Cabo Verde, que crescerá na zona de Gambôa, no litoral da capital cabo-verdiana, fronteira ao Porto da Praia, acrescentou a fonte.

Essa unidade portuária é, desde há alguns anos, o que movimenta mais mercadorias no país mas não o que melhores infra- estruturas possui, cabendo esse estatuto ao Porto Grande, situado na cidade do Mindelo, que vai ser transformado num "hub" de transbordo internacional de mercadorias.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem