As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Sanhá, «Nino» e Kumba em Dakar para encontros com Wade
- 26-Jun-2005 - 22:28


Os três primeiros classificados nas eleições guineenses de 19 deste mês estão em Dakar para encontros em separado com o Chefe de Estado senegalês, confirmaram fontes das respectivas directorias de campanha.


Segundo as fontes, Malam Bacai Sanhá, vencedor do escrutínio, João Bernardo "Nino" Vieira, que o acompanha à segunda volta das presidenciais, a disputar em Julho, e Kumba Ialá, afastado já da corrida, foram convidados por Abdoulaye Wade para encontros cujo teor não foi indicado.

Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e "Nino" Vieira, candidato independente, estão desde sexta-feira em Dakar, tendo-se já reunido separadamente com o Chefe de Estado senegalês.

Quanto a Kumba Ialá, que foi apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), seguiu hoje para a capital senegalesa numa avioneta posta à sua disposição por Wade, tendo à sua chegada a Dakar reiterado à imprensa que é o vencedor das presidenciais de dia 19 e que os resultados finais, divulgados sábado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense, são "falsos".

Citado pela Rádio França Internacional (RFI), Kumba Ialá insistiu nas acusações de irregularidades cometidas antes, durante e depois da votação, e que dispõe de informações que dão conta da sua vitória na primeira volta das presidenciais, reiterando que disputará a segunda contra Bacai Sanhá.

A ida dos três ex-presidentes a Dakar, desconhecendo-se ainda a data do seu regresso, surge dois dias depois dos graves confrontos que se registaram sexta-feira em Bissau e que opuseram apoiantes de Kumba Ialá às forças de segurança locais, provocando quatro mortos e seis feridos.

Fontes da delegação em Bissau da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) indicaram que Wade, que já expressou publicamente o seu apoio a Kumba Ialá, está mandatado pelo presidente da União Africana (UA), o Chefe de Estado nigeriano, Olusegun Obasanjo, para tratar da crise política guineense.

Em Maio último, também após graves confrontos entre simpatizantes de Kumba Ialá e as forças da ordem guineenses, Bissau acolheu uma "inconclusiva" mini cimeira de chefes de Estado e de Governo da sub-região oeste-africana, em que Wade esteve presente ao lado de Obasanjo e do presidente em exercício da CEDEAO, o nigeriano Mamadu Tanda.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem