As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Bacai Sanhá confirma contactos com Kumba para 2ª volta
- 29-Jun-2005 - 17:24


Malam Bacai Sanhá, vencedor da primeira volta das presidenciais guineenses, disse que mantém contactos com Kumba Ialá para obter o seu apoio na segunda volta, em Julho.


Regressado terça-feira à noite de uma viagem ao Senegal, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) confirmou que abordou, de forma informal, Kumba Ialá, em Dacar.

Bacai Sanhá, Kumba Ialá e "Nino" Vieira deslocaram-se à capital senegalesa, no último fim-de-semana, a convite do presidente Abdoulaye Wade, que os quis incentivar a trabalharem para que a Guiné-Bissau não entre numa nova fase de instabilidade.

"Confirmo que mantive contactos informais com Kumba Ialá no Senegal, mas é aqui no país que vamos ter encontros formais onde vamos decidir de que forma vamos trabalhar juntos", disse Malam Bacai Sanhá.

Para o candidato do partido governamental, Kumba Ialá é hoje uma "figura incontornável" no cenário político guineense devido ao protagonismo que assumiu nos últimos dez anos da democracia no país.

"Penso que, efectivamente, Kumba Ialá é uma figura incontornável da política guineense, quer queiramos quer não, ele marcou a política do nosso país na última década. Penso que, por ser um patriota, porque defende este país, vai estar do lado da verdade, da justiça e da estabilidade", afirmou Bacai Sanhá.

A provar o sentido patriótico de Kumba Ialá está a sua recente decisão de, voltar atrás, e aceitar os resultados da primeira volta do escrutínio que o coloca como o terceiro candidato mais votado, disse Bacai Sanhá.

Quanto à deslocação ao Senegal, onde ainda se mantêm "Nino" Vieira e Kumba Ialá, o candidato do PAIGC frisou que serviu para agradecer o presidente do Wade "por tudo o que tem feito" para a estabilização da Guiné-Bissau.

Bacai Sanhá indicou que em nenhuma circunstância se encontrou com "Nino" Vieira na capital senegalesa, desmentido notícias da realização de um encontro os três políticos guineenses sob a mediação do chefe do Estado senegalês.

Quanto aos apoios dos demais candidatos que não chegaram à segunda volta, Sanhá preferiu não os divulgar, indicando ter sido essa a estratégia adoptada pela direcção da sua campanha.

Fontes próximas à candidatura independente de Iaia Djaló, sexto mais votado na primeira volta, (1,57 por cento) indicaram à Lusa que existem conversações com a directoria de Bacai Sanhá para um hipotético apoio na segunda ronda.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem