As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Bacai Sanhá surpreendido com apoio Kumba a Nino Vieira
- 2-Jul-2005 - 17:44


O candidato à segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau Malam Bacai Sanha declarou-se hoje surpreendido com a decisão do antigo presidente guineense Kumba Ialá de apoiar o seu adversário na corrida eleitoral, o também ex-chefe de Estado "Nino" Vieira.


Em declarações à rádio "Bombolom" FM, na cidade de Gabu, cerca de 200 quilómetros a leste da capital guineense, Bacai Sanhá considerou que, embora tenha sido surpreendido pela decisão de Kumba Ialá, a sua vitória na segunda volta "está agora mais que garantida".

Já em plena actividade de campanha para a segunda volta, cuja data ainda não foi anunciada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), embora tudo indique que será no decurso deste mês de Julho, Bacai Sanhá afirmou que vai ser "mais fácil" bater "Nino" Vieira já que este se juntou a Kumba Ialá.

"A partir de hoje, a nossa vitória está mais que garantida. A união de Nino a Kumba Ialá vai-nos facilitar a vida, por tudo o que ambos representaram no passado deste país", frisou Bacai Sanhá, naquela que foi a sua primeira reacção publica ao anúncio de apoio de Kumba Ialá à "Nino" Vieira.

A surpresa de Bacai Sanhá justifica-se pela confiança demonstrada por este candidato em relação a um hipotético apoio de Kumba Ialá à sua candidatura.

Em declarações à Agência Lusa na última quarta-feira, um dia após ter regressado de uma viagem ao Senegal, onde também estiveram Kumba Ialá e "Nino" Vieira, Bacai Sanhá confirmou a existência de contactos entre ambos e com fortes possibilidades de um acordo.

No entanto, Ialá, que acabou por regressar à Bissau na mesma aeronave em que se fez transportar "Nino" Vieira na quinta-feira, decidiu anunciar o seu "apoio total e incondicional" a este antigo chefe de Estado guineense, tal como ele derrubado num golpe militar após 18 anos no poder.

Para Bacai Sanhá, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (APIGC, no poder) o apoio de Kumba Ialá à "Nino" Vieira é a "retribuição da ajuda" que este lhe deu na segunda volta das presidenciais de 1999, disputada justamente, entre ele e Ialá, escrutínio que este último venceu.

"Kumba Ialá disse publicamente, na campanha eleitoral de 1999, que tinha o apoio de Nino, agora é a retribuição da ajuda. Mas, na altura, Nino apoiou Kumba Ialá e todos nós vimos o que este acabou por fazer ao país", sublinhou Bacai Sanhá.

"Agora é o Kumba Ialá que decide apoiar Nino Vieira para que este continue a fazer o que sempre fez neste país, que é estragar e maltratar o povo", acusou Malam Bacai Sanhá.

Contudo, o candidato governamental destacou a "inteligência e a sabedoria do povo" guineense, afirmando-se esperançado que estes valores dos eleitores vão ser determinantes para a sua vitória.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem