As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Fradique de Meneses admirado com evolução do arquipélago
- 5-Jul-2005 - 16:22


O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, que hoje participou nas comemorações oficiais do 30º Aniversário da Independência de Cabo Verde, disse que olha com "admiração" para a realidade do arquipélago.


Fradique de Meneses adiantou que este "espírito de admiração" face à evolução de Cabo Verde reside no facto de "não conhecer bem" as ilhas, apesar de seguir com atenção o desenvolvimento cabo- verdiano.

"Não há dúvida que valeu a pena ter vindo a Cabo Verde e, como tem sido dito, estes 30 aos de independência valeram a pena", sublinhou.

O chefe de Estado são-tomense salientou ainda que a sua presença, também na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é, igualmente, "uma homenagem que presta ao povo cabo-verdiano".

Grande parte da população do arquipélago de São Tomé e Príncipe é constituída por cabo-verdianos e descendentes, nomeadamente na região autónoma da ilha do Príncipe, onde constituem mais de 50 por cento dos residentes, "vivendo juntos os bons e os maus momentos desde a independência", disse.

"Os cabo-verdianos e os seus descendentes têm contribuído, e muito, para aquilo que São Tomé é hoje", disse Fradique de Meneses, apontando essa, também, como uma das principais razões para a sua presença nesta data histórica em Cabo Verde.

No entanto, o Presidente são-tomense admitiu ainda que "a sua preocupação sobre a situação na Guiné-Bissau é evidente", não só como Presidente em exercício da CPLP, mas também como "cidadão lusófono", numa referência à transição política em Bissau, com a segunda volta das eleições presidenciais, a 24 de Julho, entre o ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira ou o antigo chefe de Estado interino, Malam Bacai Sanhá.

Fradique de Meneses referiu que vai falar da situação guineense com o homólogo cabo-verdiano, Pedro Pires, histórico dirigente do PAIGC e comandante militar na luta colonial em território guineense, que se tem mostrado particularmente empenhado numa solução pacífica para a "crise" que o país atravessa.

"É evidente que estando em conjunto com o comandante Pedro Pires não podemos deixar passar o momento para falar sobre aquilo que se está a passar no país irmão que é a Guiné-Bissau", disse.

O Presidente são-tomense afirmou-se esperançado que os guineenses possam encontrar uma saída para a situação, salientando que, na sua opinião, "a primeira volta das eleições - a 19 de Junho - correu bem".

"Agora, em consonância com a forma como as coisas correrem, vamos, em conjunto com os guineenses, ajudar naquilo que for possível para a conquista da paz", adiantou.

Entretanto, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou estar "orgulhoso" pela obra feita e garantiu que o país "tem um grande futuro".

"É com orgulho que comemoro estes 30 anos de independência porque Cabo Verde é hoje um país livre, democrático, emergente e está a andar com passos seguros rumo ao futuro para enfrentar os novos desafios, como a pobreza, o desemprego e a consolidação dos alicerces para um desenvolvimento sustentado".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem