As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Grávidas portadoras de HIV terão medicamentos gratuitos
- 5-Feb-2003 - 11:57

Os serviços de saúde de Cabo Verde vão fornecer gratuitamente medicamentos anti- retrovirais às grávidas soropositivas para conter a prevalência infecção pelo HIV, dos fetos pelas mães.

O ministro da Saúde de Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos, disse que a medida já está tomada e deve entrar em vigor em Maio, estando prevista a inclusão dos anti-retrovirais na Lista Nacional de Medicamentos.

Para o ministro, esta decisão reflecte as preocupações do Governo em relação à Sida, a qual, defendeu, "é preciso combater com todos os meios possíveis".

No entanto, o ministro fez questão de salientar que esses meios "não são abundantes, muito pelo contrário, e por isso, o fornecimento dos medicamentos que inibem o desenvolvimento da doença apenas é extensível às grávidas" e não ao resto da população portadora do HIV.

"É um esforço financeiro muito grande que o Estado fará, uma vez que esses produtos são caríssimos, mas pensamos que o objectivo final, que é diminuir a prevalência do HIV entre a população cabo-verdiana, justifica tal medida", observou Basílio Ramos.

O governante não esclareceu se o fornecimento dos medicamentos continuará após os partos, indicando apenas que "há aspectos da questão que ainda não foram solucionados".

A inclusão dos anti-retrovirais na Lista Nacional de Medicamentos é outra decisão já tomada pelo Governo, a título complementar, o que permitirá às empresas importadoras e distribuidoras de colocar esses remédios no mercado ao alcance de quem tenha possibilidades de os adquirir.

Nesta questão, existem outras iniciativas em andamento, anunciou ainda o ministro, destacando que uma delas consiste em que Cabo Verde irá "concorrer a mecanismos especiais de aquisição dos medicamentos em condições de facilidade, por exemplo, por intermédio de programas das Nações Unidas e outros".

Basílio Ramos afastou a possibilidade de recorrer à importação de medicamentos genéricos, lembrando que os países que os produzem, por exemplo, África do Sul e Brasil, estão impossibilitados de exportá-los".

O governante considerou que seria "uma solução boa, uma vez que a cooperação existente entre Cabo Verde e o Brasil poderia estender-se a essa questão", mas lamentou "não ser possível", pelo menos de momento.

Quanto aos números da Sida em Cabo Verde, Basílio Ramos indicou que em 2002 foram identificados mais 150 casos. O número total de pessoas infectadas até agora pelo HIV é de 1.060, dos quais 198 evoluíram para o estado de doentes e 283 faleceram.

O ministro da Saúde chamou, no entanto, a atenção para a parcialidade destes números, uma vez que "todos os casos existentes foram detectados por acaso e não devido a um rastreio sistemático e programado".

Para permitir um conhecimento mais exaustivo da Sida em Cabo Verde, Basílio Ramos anunciou que vai "pelo menos dar início, ainda este ano, à realização de um estudo específico sobre a doença, para que se possa conhecer a real extensão do problema".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem