As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Nino Vieira devia retirar-se da vida politica, diz o primeiro-ministro
- 7-Jul-2005 - 16:48


O primeiro-ministro guineense aconselhou hoje "Nino" Vieira a retirar-se da vida política activa e a esperar pela reforma para que "a Guiné-Bissau faça o seu caminho, buscando o desenvolvimento e respeito no mundo".


Em declarações aos jornalistas a margem de uma série de visitas que efectuou a estabelecimentos de ensino médio e superior na capital guineense, Carlos Gomes Júnior considerou que "Nino" Vieira "é um candidato de desgraça" para a Guiné-Bissau.

"O senhor general João Bernardo "Nino" Vieira devia, era retirar-se da vida política activa, sentar-se em sua casa, ter uma reforma condigna e deixar que o país faça o seu caminho", afirmou o primeiro-ministro guineense.

Candidato independente, "Nino" Vieira vai disputar a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau no próximo dia 24, contra Malam Bacai Sanhá, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) de que Carlos Gomes Júnior é também presidente.

Segundo Gomes Júnior, o povo guineense não pode ter ilusões quanto à figura de "Nino" Vieira, tendo em conta, sublinhou, os 18 anos que este esteve na presidência da República.

"O povo não pode ter ilusões em relação ao candidato da desgraça que é o general "NinoÈ Vieira. Um homem que esteve no poder durante 18 anos e nada fez para este país", sustentou o primeiro-ministro.

Carlos Gomes Júnior confirmou ainda que abandonará a chefia do governo caso o povo guineense escolha "um candidato da desgraça" para a presidência da República.

No entanto, o primeiro-ministro disse acreditar que o seu candidato vencerá a segunda volta das presidenciais.

"O nosso candidato - Malam Bacai Sanhá - venceu a primeira volta e estamos convictos que vamos vencer a segunda volta sem problema", frisou Carlos Gomes Júnior.

Em relação às críticas feitas pelos apoiantes de "Nino" Vieira sobre a recente deslocação a Portugal, durante a qual esteve reunido com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Diogo Freitas do Amaral, Gomes Júnior optou por não comentar.

Para os apoiantes da candidatura de "Nino" Vieira, a referida visita traduz uma atitude de "submissão e neocolonialismo".

Carlos Gomes Júnior aproveitou as visitas às universidades Colinas de Boé (privada) Amílcar Cabral (estatal), Faculdade de Direito de Bissau, a escola Normal Superior "Tchico Té" e o Centro Nacional de Formação Administrativa (CENFA) para anunciar que o governo vai dar bolsas de estudo a alunos dessas instituições de ensino.

O primeiro-ministro anunciou que, para o próximo ano lectivo 2005/06, o seu governo concederá 1.000 bolsas de estudo para os alunos que frequentam os cinco estabelecimentos de ensino médio e superior no país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem