As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Bacai Sanhá desafia Nino Vieira para debate público
- 11-Jul-2005 - 14:18


O candidato do partido governamental à segunda volta das presidenciais guineenses, Malam Bacai Sanha, desafiou novamente o seu adversário, "Nino" Vieira, para um debate na televisão.


O debate, que também podia ser na rádio, visaria um amplo esclarecimento aos eleitores sobre os projectos individuais para o futuro da Guiné-Bissau, além de abordar as responsabilidades de cada um no passado do país, explicou Bacai Sanhá.

Candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), Bacai Sanhá tinha já feito idêntico desafio a "Nino" Vieira, durante a campanha para a primeira volta das presidenciais, a 19 de Junho.

"Mais uma vez desafio "NinoÈ Vieira para um debate público na televisão ou na rádio para um amplo esclarecimento aos cidadãos e ao mundo sobre os nossos projectos e as nossas responsabilidades no passado recente do nosso país", afirmou Bacai Sanha, no domingo, durante um comício em Varela, localidade próxima da fronteira com o Senegal.

A ideia de um debate público entre Bacai Sanhá e "Nino" Vieira é também defendida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que gostaria de ver os dois candidatos, num frente-a-frente na Televisão da Guiné-Bissau (TGB) em cadeia com as três rádios da capital, Rádio Difusão Nacional (RDN, estatal), Pindjiguiti e Bombolom FM, estas duas estações privadas.

No calendário da CNE este debate podia realizar-se no dia 22, ultimo dia da campanha eleitoral.

Entretanto, Malam Bacai Sanhá prometeu devolver a paz e tranquilidade às populações que habitam a linha da fronteira que divide o norte da Guiné-Bissau e o sul do Senegal, se for eleito nas presidenciais do próximo dia 24.

Por seu lado, "Nino" Vieira, candidato independente, esteve em campanha na localidade de Catió, 230 quilómetros a sul de Bissau, onde desmentiu que tenha regressado ao país com o propósito de se vingar dos militares que o afastaram do poder em Maio de 1999.

"Os militares são meus camaradas de armas, são meus irmãos, jamais faria qualquer acção de vingança contra eles", afirmou.

"Nino" Vieira prometeu ainda que, se for eleito presidente da República, não só irá reconduzir Tagmé Na Waié no cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, como fará o mesmo relativamente aos actuais chefes militares dos três ramos das Forças Armadas.

"Nino" Vieira tem agendadas acções de campanha no sul do país até quarta-feira, enquanto Bacai Sanhá regressa hoje a Bissau para realizar um comício popular no bairro de Bandim, subúrbios da capital guineense.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem