As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Antonieta Rosa Gomes apoia Bacai Sanhá na segunda volta
- 13-Jul-2005 - 14:17


A líder do Fórum Cívico Guineense Social-Democracia (FCGSD), Antonieta Rosa Gomes, declarou hoje o seu "apoio incondicional" ao candidato à segunda volta das presidenciais guineenses Malam Bacai Sanha, depois de ter afirmado que não apoiaria nenhum dos candidatos.


Em comunicado de imprensa, Rosa Gomes, uma das duas mulheres que lideram um partido político na Guiné-Bissau, afirmou que após "maturada ponderação" a Comissão Executiva do FCGSD decidiu prestar "apoio incondicional" à Bacai Sanhá, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder).

Quatro dias após a Comissão Nacional de Eleições (CNE) ter publicado os resultados da primeira volta das presidenciais, que ditaram a realização de uma segunda volta entre Bacai Sanhá e o independente "Nino" Vieira, a líder do FCGSD anunciou que não iria apoiar nenhum dos dois candidatos por serem ambos "filhos do mesmo pai", neste caso o PAIGC.

Na altura, Rosa Gomes invocou o passado de ambos como altos dirigentes daquela formação política, considerando que os dois são "as faces da mesma moeda", não merecendo o apoio do seu partido.

Segundo a líder do FCGSD, tanto Bacai Sanha, como "Nino" Vieira têm "grandes responsabilidades" na situação actual em que a Guiné-Bissau se encontra.

Agora, Rosa Gomes considera que Bacai Sanhá representa os "valores" pelos os quais tem vindo a lutar, que são "a unidade, a liberdade e reconciliação" dos guineenses, por isso - sublinhou - o seu partido decidiu prestar todo o apoio para que possa ser eleito Presidente da República.

O apoio de Antonieta Rosa Gomes surgiu um dia depois de um anúncio semelhante feito por quatro destacados dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS) de Kumba Ialá, que se posicionaram ao lado de Bacai Sanhá, contrariando as "ordens" de Ialá que apoia "Nino" Vieira.

O antigo primeiro-ministro e um dos fundadores do PRS, Mário Pires, o ex-secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, Isidoro Afonso Rodrigues (vulgo "Nuno Grilo"), o deputado António Sina, também co-fundador do partido e o activista Quintal Tchuda, declararam terça-feira o seu apoio ao candidato do PAIGC.

Entretanto, a direcção da candidatura de "Nino" Vieira anunciou hoje, em comunicado de imprensa, que um grupo dos seus apoiantes foi agredido à pedrada e com arma branca no bairro de Penha, arredores de Bissau, quando circulava durante acções da campanha eleitoral.

Segundo o comunicado, um jovem apoiante de "Nino" Vieira ficou gravemente ferido nos confrontos que teriam acontecido com simpatizantes de Malam Bacai Sanhá.

A direcção de campanha de "Nino" Vieira alertou as autoridades, CNE e observadores internacionais para "os perigos" que tais actos poderão acarretar para um normal decurso do processo eleitoral.

Bacai Sanhá está na região de Oio (interior norte) em campanha nas localidades de Nhacra, Mansabá, Farim, Mansoa e Bissorã, enquanto "Nino" Vieira se encontra há já quatro dias no sul do país, visitando as povoações de Komo, Cacine, Tombali, Tite e Quebo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem