As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Campanha de Bacai Sanhá quer definir regras do jogo
- 13-Jul-2005 - 15:56


A direcção da campanha de Malam Bacai Sanhá propôs hoje à de João Bernardo "Nino" Vieira uma reunião para definir as "regras de jogo" até à realização da segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, no próximo dia 24.


Segundo Desejado Lima da Costa, porta-voz da candidatura de Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), A ideia é criar um "ambiente de tolerância, solidariedade e entendimento mútuo sobre as regras do jogo durante a campanha eleitoral".

"Apesar das divergências quanto às nossas opções políticas e visão da sociedade, somos todos guineense e a Guiné-Bissau deve estar acima de qualquer interesse pessoal ou de grupo", acrescentou Desejado da Costa que é deputado do PAIGC e líder da maior central sindical guineense, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

O inédito convite surge na sequência de vários incidentes, todos sem gravidade, registados entre apoiantes das duas candidaturas desde o início da campanha eleitoral, que começou a 08 deste mês.

De acordo com o porta-voz, vários apoiantes da candidatura independente de "Nino" Vieira têm provocado os de Bacai Sanhá, comportamento que é "inadequado e desajustado aos princípios do "fair-play".

"Toda a estrutura de apoio do candidato do PAIGC e inclusive o próprio candidato Malam Bacai Sanhá, têm estado a instruir os seus apoiantes no sentido de se pautarem por um comportamento condizente com a prática democrática e com o sentido de responsabilidade e "fair-play" durante o período eleitoral", referiu, insistindo que "são os apoiantes de "Nino" Vieira que provocam as caravanas" de Bacai Sanhá.

Anteriormente, a direcção nacional de campanha de Nino" Vieira difundiu um comunicado, em que referia que um grupo dos seus apoiantes fora agredido com pedras e com armas brancas no bairro da Penha, arredores de Bissau, quando circulava em acções de campanha.

No documento, é indicado que um dos jovens apoiantes de "Nino" Vieira foi ferido com gravidade, informação que não foi possível confirmar junta a fonte independente.

A direcção de campanha de "Nino" Vieira alertou ainda as autoridades locais, Comissão Nacional de Eleições (CNE) e os observadores internacionais para os "perigos" que tais actos poderão acarretar para o decurso normal do processo eleitoral.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem