As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente angolano felicita homólogo guineense
- 15-Jul-2005 - 16:28


O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, felicitou hoje o seu homólogo guineense, Henrique Rosa, pela forma como liderou todo o período de transição na Guiné-Bissau, iniciado após o golpe de Estado de Setembro de 2003.


As felicitações foram transmitidas pessoalmente pelo enviado especial do chefe de Estado angolano, João Baptista Kussuma, ministro da Reinserção Social angolano, no final de uma reunião com Henrique Rosa.

No final do encontro, Kussuma, que chegou hoje a Bissau para uma visita de dois dias, indicou aos jornalistas que Eduardo dos Santos reconhece o "esforço" feito pelo seu homólogo na liderança da transição, que terminará após a tomada de posse do novo presidente eleito na segunda volta das presidenciais de 24 deste mês.

"Vim transmitir a Henrique Rosa um abraço muito grande e uma solidariedade muito forte do presidente Eduardo dos Santos, que reconhece o grande esforço que fez na preparação e organização das eleições", sublinhou.

Segundo Kussuma, o chefe de Estado angolano acompanha com "muita atenção" o processo de transição guineense e encorajou Henrique Rosa a completar o ciclo "com a mesma serenidade" demonstrada até agora.

O enviado especial de Eduardo dos Santos desdramatizou, por outro lado, a existência de dificuldades ou perturbações políticas no processo eleitoral da segunda volta das presidenciais, assinalando ter indicações de que tanto os dois candidatos como os eleitores vão demonstrar "a mesma maturidade" patenteada na primeira.

"Pelas palavras do presidente Henrique Rosa, não nos parece que haja espaço para ocorrer alguma perturbação na segunda volta, quer da parte dos candidatos quer da parte dos eleitores, cuja maturidade já foi demonstrada a 19 de Junho (data da primeira volta)", frisou.

Kussuma, que se encontra em Bissau pela segunda vez em 35 dias - a primeira com idêntica missão ocorreu a 10 de Junho último -, observou que o partido governamental em Angola tem "relações históricas" com a força política no poder na Guiné-Bissau, deixando implícita a ideia de que o MPLA apoia o PAIGC.

"O essencial no desenvolvimento das relações é o levantamento das questões positivas que podem ajudar os povos, através do combate à pobreza e do desenvolvimento económico e social. E, claro, há ligações de ordem histórica entre os dois partidos. Não há qualquer receio em afirmar isso", disse ainda.

Até sábado, Kussuma terá encontros com o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, igualmente presidente do partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), com as chefias militares e diplomatas, estando ainda no ar a possibilidade de se reunir com os dois candidatos à segunda volta.

A este respeito, Kussuma disse à Agência Lusa que estão a ser envidados esforços nesse sentido, tudo dependendo da agenda da campanha eleitoral, quer de Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo PAIGC, quer de João Bernardo "Nino" Vieira, candidato independente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem