Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Parlamentar envolvido em escândalo de corrupção renuncia ao mandato
- 1-Aug-2005 - 22:41


O presidente do Partido Liberal (PL), deputado Valdemar Costa Neto, apresentou hoje a sua renúncia ao cargo de parlamentar, na sequência de um escândalo de corrupção no Brasil.


Trata-se do primeiro parlamentar, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvido no escândalo de corrupção a apresentar a renúncia.

Com a renúncia, Valdemar Costa Neto conseguirá manter os seus direitos políticos e escapa de um eventual processo de cassação pelo Congresso, podendo concorrer novamente às eleições legislativas de 2006.

Caso tivesse os seus direitos políticos cassados pelo Congresso por corrupção, seria obrigado a afastar-se da vida política por no mínimo oito anos, segundo a legislação brasileira.

No seu discurso de renúncia, o presidente do PL confirmou que recebeu dinheiro do "saco azul" do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, tendo para tanto sido "induzido ao erro".

Analistas políticos afirmam tratar-se da primeira de uma série de renúncias de vários parlamentares envolvidos no escândalo que deverá decorrer nos próximos dias.

"Na verdade, o deputado Valdemar da Costa Neto apenas se antecipou à sua cassação pelo Congresso pelo seu envolvimento no escândalo", afirmou a cientista política Lúcia Hipólito à rádio CBN.

O PL, de centro, foi um dos primeiros partidos a apoiar a candidatura de Lula da Silva a presidente nas últimas eleições presidenciais em 2002.

O actual vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, está filiado no Partido Liberal.

O escândalo de corrupção política no Brasil começou a 14 de Maio com a divulgação de uma gravação de vídeo em que um então director dos Correios era visto a receber três mil reais (mil euros) para favorecer uma empresa privada.

O Parlamento criou então uma comissão especial para investigar as denúncias e acabou por revelar a existência de um "saco azul" do PT.

O "saco azul" era movimentado através das empresas do publicitário Marcos Valério, sempre por meio de levantamentos bancários de grandes quantias em dinheiro.

Os recursos foram utilizados para pagamento de dívidas de campanha e supostamente também para a "compra" de apoio de deputados no Congresso, o chamado "mensalão".

Documentos oficiais já comprovam que vários parlamentares, entre eles Valdemar da Costa Neto, receberam recursos das empresas de Marcos Valério, a pedido da antiga direcção do PT.

A relação inclui ainda o antigo presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo, do PT, cuja mulher recebeu 50 mil reais (17,3 mil reais) do suposto esquema de corrupção.

O escândalo já levou à demissão de diversos dirigentes de empresas estatais e também de toda a antiga direcção do PT.

O escândalo obrigou igualmente o presidente Lula da Silva a promover uma ampla reformulação governamental, com a troca de dez ministros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem