As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pedro Pires no país como enviado do presidente da UA
- 3-Aug-2005 - 17:47


O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, desloca-se esta semana, ainda sem data fixada, à Guiné-Bissau na qualidade de enviado do presidente em exercício da União Africana (UA), Olusegun Obasanjo, chefe de Estado nigeriano.


A missão de Pedro Pires, um histórico dirigente e militar do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, fundado por Amilcar Cabral), foi definida num encontro recente com o presidente da Nigéria e da UA, durante uma escala realizada por Obasanjo no aeroporto do Sal.

De acordo com fonte da presidência cabo-verdiana, Pedro Pires desloca-se a Bissau para manter contactos com as directorias das campanhas de Malam Bacai Sanhá e de João Bernardo "Nino" Vieira, os dois concorrentes à segunda volta das presidenciais e, se necessário, servir de intermediário de forma a evitar que as tensões exitentes resvalem para uma situação de conflito.

Ainda antes da divulgação, na quinta-feira passada, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) dos resultados provisórios da segunda volta das presidenciais guineenses, que derem a vitória a "Nino" Vieira, a campanha de Bacai Sanhá tinha já anunciado, em conferência de imprensa que não os aceitaria, alegando a existência de fraude na votação.

Graças ao prestígio alcançado junto dos seus antigos camaradas de armas durante a luta pela independência, a ida de Pedro Pires a Bissau é encarada como uma oportunidade de "identificar" pontes de aproximação entre as partes, nomeadamente no que toca aos militares, mas também aos dois candidatos das presidenciais guineenses.

O Chefe de Estado cabo-verdiano tem seguido de perto o evoluir da situação na Guiné-Bissau, tendo recentemente realizado uma visita oficial de cinco dias aquele país da costa ocidental africana e ex- colónia portuguesa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem