As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CNE suspende sessão plenária até segunda-feira
- 5-Aug-2005 - 21:47


A reunião plenária da Comissão Nacional de Eleições (CNE), destinada a analisar as reclamações apresentadas pela directoria de campanha de Malam Bacai Sanhá, só deverá retomar os seus trabalhos na próxima segunda-feira, após ter sido interrompida às primeiras horas de hoje.


O presidente da CNE, Malam Mané, não avançou as explicações para tão dilatada interrupção da reunião, iniciada na passada terça-feira e, até agora, inconclusiva.

No entanto, fontes das candidaturas de Bacai Sanhá e de João Bernardo "Nino" Vieira indicaram que o adiamento do retomar dos trabalhos, previsto para hoje, está relacionado com a necessidade de se procederem a algumas "concertações", que ambos não especificaram.

Por outro lado, fonte da CNE, que solicitou anonimato, indicou que a "suspensão" dos trabalhos deve-se ao facto de terem surgido "dados novos e complementares" às reclamações apresentadas pela candidatura de Bacai Sanhá.

Mais uma vez, a fonte não indicou que tipo de dados levou à "suspensão" da plenária, que discutia a possibilidade de uma recontagem de votos, com a respectiva reabertura das urnas, em todo o país.

A fonte, porém, indicou que a suspensão prende-se também com a presença, em Bissau, do enviado especial da União Africana (UA), o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, que está a servir de mediador na crise política guineense.

Pedro Pires recebeu hoje em separado os dois candidatos e da reunião nada transpareceu, pois nem "Nino" Vieira nem Bacai Sanhá falaram aos jornalistas à saída do encontro.

O chefe de Estado cabo-verdiano, que chegou quinta-feira a Bissau, tem-se escusado também a prestar declarações aos jornalistas, argumentando que está no país, primeiro, para ouvir, para, só depois, poder comentar.

O secretismo de todos os encontros, a recusa de comentários e a fuga aos jornalistas tem sido uma constante desde que Pedro Pires chegou à Guiné-Bissau, onde deverá permanecer até à próxima segunda- feira.

Fonte da sua assessoria de imprensa disse à Lusa, contudo, que o presidente cabo-verdiano vai voltar a receber os dois candidatos durante o fim-de-semana.

Segundo os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais guineenses, "Nino" Vieira é apontado como vencedor, ao recolher 52,35 por cento dos votos, contra 47,65 por cento de Bacai Sanhá, que recusou aceitar a derrota denunciando a existência de "fraude eleitoral".



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem