As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
EUA apoiam adesão à Organização Mundial do Comércio
- 10-Feb-2003 - 18:37

Os Estados Unidos vão ajudar Cabo Verde a aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC) e prometem "tudo fazer" para o êxito do processo, garantiu hoje na Cidade da Praia o embaixador norte-americano Donald Johnson.


O representante diplomático dos Estados Unidos em Cabo Verde lamentou o facto de o arquipélago não ter aderido à organização em 1995 e considerou que agora "tem que trabalhar mais para se tornar membro da OMC".

"Mas vale a pena o esforço e estamos a prestar assistência técnica a Cabo Verde de uma forma intensiva para que esse processo seja o mais rápido possível e sirva de exemplo a outros países em vias de desenvolvimento", garantiu Donald Johnson.

O embaixador norte-americano falava durante a inauguração de um Centro de Informação sobre o African Growth and Opportunity Act (AGOA), destinado a orientar as empresas cabo-verdianas que queiram aderir a esse programa de exportação dos seus produtos para os Estados Unidos.

Donald Johnson aproveitou a oportunidade para se referir a outras iniciativas e sectores em que os Estados Unidos estão a apoiar o arquipélago, destacando particularmente a aviação, uma área em que "Cabo Verde dispõe de verdadeiras vantagens geográficas e operacionais".

O diplomata norte-americano recordou a equidistância a que Cabo Verde está da Europa e da América Latina e valorizou a circunstância de se encontrar a uma hora de voo do continente africano e a sete horas dos Estados Unidos.

"É por isso que assinámos um acordo de "céu abertoÈ e estamos a envidar todos os esforços para que o arquipélago obtenha a categoria 1 em matéria de segurança aérea internacional", disse Donald Johnson, acrescentando que os EUA "querem que Cabo Verde atraia os parceiros de que precisa para se transformar numa "hubÈ (plataforma) regional".

Quanto ao AGOA, o diplomata considerou que comporta "oportunidades importantes" para o desenvolvimento da economia cabo-verdiana e apelou para que os agentes económicos a aproveitem, no que terão "todo o apoio dos Estados Unidos, que querem que Cabo Verde seja um país economicamente bem sucedido".

Na cerimónia de inauguração do Centro de Informação sobre o AGOA interveio igualmente o Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade do arquipélago, que se congratulou com a iniciativa promovida pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) em colaboração com o Centro de Promoção Turística, dos Investimentos e das Exportações (PROMEX) de Cabo Verde.

Avelino Bonifácio exortou "os agentes económicos para o aproveitamento das oportunidades abertas pelo AGOA", de que, na sua opinião, o centro de informação "constitui um instrumento importante".

O referido centro está localizado nas instalações do PROMEX na Cidade da Praia e disponibiliza em CD-ROM todas as informações sobre os procedimentos a cumprir pelas empresas, assim como sobre as oportunidades de negócio existentes no âmbito do AGOA.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem