As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro analisa processo eleitoral com governo de Lisboa
- 8-Aug-2005 - 22:34


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, que se encontra em Portugal para uma visita anunciada como privada de dez dias, analisou hoje com as autoridades portuguesas o processo eleitoral guineense, informou fonte da Secretaria de Estado da Cooperação portuguesa.


O chefe do governo guineense "passou em revista o actual momento na Guiné-Bissau e as relações bilaterais" com Portugal, precisou a fonte.

O secretário de Estado da Cooperação portuguesa, João Gomes Cravinho, evocou, por seu lado, "as principais preocupações" de Portugal em relação ao processo eleitoral na Guiné-Bissau e a "expectativa" de que tudo decorra com normalidade e no plano democrático, acrescentou a fonte.

O primeiro-ministro guineense partiu sexta-feira da Guiné- Bissau para uma visita "privada" de 10 dias a Portugal, tendo esclarecido que iria "tratar de alguns assuntos" relacionados com o processo eleitoral guineense e fazer exames médicos.

Carlos Gomes Júnior disse que hoje se encontrou com o secretário de Estado da Cooperação portuguesa e com o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís Fonseca.

De acordo com os resultados provisórios da segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, divulgados a 28 de Julho último, quatro dias após a votação, João Bernardo "Nino" Vieira (já reconhecido por Portugal como presidente) obteve 52,35 por cento dos votos, contra 47,65 por cento de Bacai Sanhá, que recusa aceitar os dados publicados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), alegando a existência de fraudes.

Bacai Sanhá, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), só aceita os resultados depois de as urnas serem reabertas e se verificar se existem mais votos falsos.

A candidatura de Bacai Sanha afirmou no passado sábado ter enviado para Portugal, para uma peritagem, "vários boletins de votos falsos" detectados.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem