As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Eleição de Nino é vitória da mentira», afirma porta-voz de Sanhá
- 10-Aug-2005 - 18:14


O porta-voz de Malam Bacai Sanhá, candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses, definiu hoje a eleição de João Bernardo "Nino" Vieira "a vitória da mentira sobre a verdade eleitoral".


Desejado Lima da Costa afirmou que os resultados hoje anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) que deram a vitória à Nino Vieira são "completamente viciados".

"A decisão da CNE em atribuir vitoria à Nino Vieira é a vitória da mentira sobre a verdade eleitoral, porque os resultados estão completamente viciados à partida", defendeu Lima da Costa.

O porta-voz de Bacai Sanha, candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) invocou um conjunto de reclamações apresentadas na CNE os quais, sublinhou, não foram "devida e legalmente" apreciadas antes da divulgação dos resultados.

Desejado Lima da Costa apontou o dedo ao presidente da CNE, Malam Mané, acusando-o de ter "furado o processo" eleitoral ao não dar seguimento e resposta às reclamações apresentadas pela directoria da campanha de Bacai Sanhá.

"Apesar de um rol de denúncias comprovadas que apresentámos, o presidente da CNE decidiu pura e simplesmente seguir em frente com o processo divulgando hoje os resultados forjados e que não correspondem a vontade popular dos guineenses", afirmou.

Lima da Costa afirmou ainda não ter dúvidas de que tudo foi "previamente montado" através de conjugação de factores internos e externos contrários aos interesses dos guineenses.

"É uma vergonha nacional o que acabou por acontecer na segunda volta deste acto eleitoral", disse Lima da Costa ao referir-se aos apoios que o agora presidente eleito obteve dos seus dois arqui-inimigos da política interna: Kumba Ialá e Francisco Fadul.

Para Desejado Lima da Costa, foram estes "surpreendentes" apoios e algumas pressões internacionais que ditaram a "eleição forjada" de "Nino" Vieira.

No entanto, o porta-voz de Bacai Sanhá prometeu para quinta-feira a apresentação de um recurso no Supremo Tribunal de Justiça (SJT).

Lima da Costa espera ver este órgão a dar razão às reclamações apresentadas junto da CNE, as quais, afirmou não obtiveram o "devido tratamento".

Sobre Nino Vieira, o porta-voz de Bacai Sanhá referiu também que o seu regresso ao país, após seis anos de exilo em Portugal, significa "o retorno ao passado negro" da Guiné-Bissau.

Entretanto, em Lisboa, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, apoiante da candidatura de Bacai Sanhá, não pode comentar os resultados anunciados em Bissau por motivos de saúde.

Segundo um familiar do primeiro-ministro guineense, que também preside ao PAIGC, Carlos Gomes Júnior encontra-se a repousar, depois de ter sido submetido a uma cirurgia dentária.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem