As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
FMI elogia mas diz que economia continua vulnerável
- 12-Aug-2005 - 17:44


O Fundo Monetário Internacional avisou quinta-feira Cabo Verde que apesar dos seus grandes sucessos económicos a sua economia "permanece vulnerável a choques externos".


Num comunicado, a comissão de direcção do FMI elogiou as autoridades cabo-verdianas pelo modo "forte" como têm aplicado o seu programa económico, mas aconselhou o país a evitar qualquer indisciplina financeira no período pré-eleitoral em 2006.

"Os desequilíbrios macro-económicos que emergiram durante o período pré-eleitoral em 2000 desapareceram," afirma-se no comunicado, que acrescenta que "o crescimento real do PIB tem sido robusto, apoiado por investimentos públicos e privados no turismo e infra- estruturas".

O comunicado repete alguns dos pontos positivos da economia cabo-verdiana mencionados há quase três meses num outro comunicado, quando foi anunciada a concessão a Cabo Verde da última prestação de 1,9 milhões de dólares do programa de Redução da Pobreza e Crescimento Económico, no valor total de 12,8 milhões de dólares.

O FMI repetiu quinta-feira que a inflação em Cabo Verde tem-se mantido "consistentemente baixa, que as reservas internacionais aumentaram e a dívida externa é "relativamente pequena", o que tem resultado na redução da pobreza abrindo caminho "para a graduação de Cabo Verde no estatuto de rendimento médio no próximo futuro".

O FMI afirma no entanto que os seus directores "observaram" que a economia cabo-verdiana "permanece vulnerável a choques externos devido à sua grande dependência em financiamento externo em termos concessionários e à estreita base das exportações".

"Os directores (do FMI) apelaram à autoridades (cabo- verdeanas) para manterem políticas macroeconómicas prudentes e uma política cautelosa no que diz respeito a empréstimos e para manterem o ímpeto de reformas," diz o comunicado.

Os directores do FMI "sublinharam também a importância de continuar com uma política fiscal prudente, especialmente no período antes das eleições no início de 2006".

Em Maio o FMI tinha já exortado Cabo Verde a manter a disciplina orçamental nesse período pré-eleitoral.

O FMI pediu agora ainda a Cabo Verde para "avançar com reformas para melhorar a competitividade e eficiências dos serviços financeiros".

Depois de saudarem cabo Verde pelo seu compromisso em completar em 2005 e 2006 a reestruturação e privatização de companhias incluídas "na agenda de reformas", os directores do FMI sublinharam a necessidade de se fazer acompanhar esse processo pelo fortalecimento dos parâmetros legais..

O comunicado saudou os passos dados por Cabo Verde para "um regime comercial mais liberal", apelando a "progressos mais rápidos nas negociações para adesão à Organização Mundial do Comércio".

Os directores do FMI, diz o comunicado, exortaram ainda Cabo Verde a "fortalecer a flexibilidade do mercado de trabalho e a melhorar o ambiente empresarial".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem