| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Presidente visita o Brasil para assinar acordos petrolíferos
- 12-Aug-2005 - 17:47
O Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, parte domingo para Brasil na perspectiva de assinar com homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vários acordos de cooperação, sobretudo, no domínio petrolífero.
O assessor de imprensa da presidência, Adelino Lucas, disse hoje que na missão, entre 15 e 18 de Agosto, Fradique de Menezes será acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Ovido Pequeno, o ministro dos Recursos Naturais, Deolindo Costa, o ministro do Comércio, Gaudêncio Costa, o ministro da Educação, Jorge Lopes, bem como alguns deputados e empresários são-tomenses.
Além do sector do petróleo, através da petrolífera brasileira, Petrobras, os dois chefes de Estado deverão ainda assinar um acordo comercial para a abertura de uma linha de crédito entre os dois países e um outro no sector do transporte aéreo, na perspectiva do estabelecimento de uma linha aérea por compra ou sistema leasing de avião.
Ainda de acordo com Adelino Lucas, prevê-se também o reforço da cooperação bilateral no domínio da educação, sobretudo, no que se refere à formação de quadros são-tomenses nas universidades brasileiras, bem como no sector da saúde e agricultura através de assistência técnica e capacitação de técnicos.
No sector petrolífero, deverá ser estabelecido um acordo que permita uma intervenção da Petrobras na produção de petróleo em águas profundas e ultra profundas ao largo do arquipélago, bem como de uma zona de exploração conjunta entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria, cujo, processo, já resultou na licitação de um bloco conquistado pela ChevroTexaco e Exxon Mobil (ambas dos Estados Unidos) por um valor de 123 milhões de dólares.
Em Novembro de 2003, São Tomé e Príncipe e o Brasil assinaram vários acordos de cooperação, durante a visita do Presidente Lula da Silva ao arquipélago a convite de Fradique de Menezes.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|