As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Nino Vieira inicia visita a cinco países, incluindo Portugal
- 16-Aug-2005 - 20:22


O vencedor das presidenciais na Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, iniciou hoje uma visita de carácter privado a cinco países africanos e europeus, incluindo também Portugal.


Segundo uma fonte da assessoria de imprensa, "Nino" Vieira visita em primeiro lugar o Senegal, onde ainda hoje se reunirá com chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wadé, com o qual fará o ponto da situação na Guiné-Bissau, no seguimento das presidenciais, cuja primeira volta decorreu a 19 de Junho e a segunda a 24 de Julho.

"Nino" Vieira segue depois para a vizinha República da Guiné-Conacri para se reunir com o chefe de Estado daquele país, o general Lansana Conté.

O teor das conversações entre os dois estadistas será também a situação política na Guiné-Bissau, disse à Lusa fonte da assessoria de imprensa de "Nino" Vieira.

A fonte ressalvou o carácter "particular" desta primeira deslocação de "Nino" Vieira ao estrangeiro, desde que foi declarado vencedor das presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), no passado dia 10.

Depois de Dacar e Conacri, "Nino" Vieira, acompanhado pela mulher, Isabel Romano Vieira, desloca-se à Europa, visitando, Portugal, Bélgica e França.

Em Portugal, país onde esteve exilado nos últimos seis anos, depois de ter sido derrubado, em Maio de 1999, através de um golpe de Estado, o novo presidente guineense deverá "rever os amigos e visitar alguns familiares", precisou a assessoria de imprensa e, certamente, agradecer ao Governo de José Sócrates o facto de o ter reconhecido como presidente com base apenas nos resultados provisórios.

Antes de terminar a sua viagem de "dez a 15 dias", "Nino" Vieira desloca-se a Bruxelas, onde vivem e estudam alguns dos seus filhos, seguindo depois para França onde realizará exames médicos de rotina.

O novo presidente guineense não afasta a possibilidade de se reunir também com autoridades dos países europeus que visita.

Entretanto, a mesma fonte da assessoria referiu à Lusa que um grupo de advogados guineenses de "Nino" Vieira deverá entregar ainda hoje ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a contra-alegação deste em resposta ao recurso apresentado por Malam Bacai Sanhá, candidato derrotado nas presidenciais.

Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) recusou aceitar os resultados publicados pela CNE, tendo avançado com um recurso contencioso junto do STJ.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem