As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Parceria para criar universidade entre Brasil e Cabo Verde é «crucial»
- 23-Aug-2005 - 0:37


A ministra cabo-verdiana da educação afirmou que a instalação da primeira universidade pública em Cabo Verde terá um impacto significativo no ensino superior do arquipélago e frisou que a parceria com o Brasil é "crucial".


Segundo Filomena Martins, a criação da Universidade de Cabo Verde poderá dobrar ou mesmo triplicar o número de alunos do ensino superior no país a curto prazo.

A governante, que acompanha o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, na sua visita ao Brasil, reuniu-se com seu homólogo Fernando Haddad, em Brasília, para discutir a cooperação brasileira na criação da universidade, prevista para 2006 ou 2007.

"Nossa realidade financeira é limitada e nem todas as famílias conseguem proporcionar aos filhos a formação no exterior. Portanto, a parceria com o Brasil, neste momento, é crucial para nós", ressaltou a ministra cabo-verdiana da Educação e Valorização de Recursos Humanos.

Fernando Haddad disse ser "uma satisfação para o governo brasileiro poder ajudar Cabo Verde a instalar sua primeira universidade pública".

Ficou acertado que uma missão do Ministério da Educação (MEC) irá a Cabo Verde para fazer um diagnóstico do ensino superior no arquipélago e estreitar relações no desenvolvimento de projectos de pesquisa.

Segundo fontes diplomáticas, o tema foi abordado também nos encontros hoje do primeiro-ministro José Maria Neves com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

José Maria Neves e as autoridades brasileiras não falaram com a imprensa.

A cooperação do Brasil para a instalação da universidade pública de Cabo Verde foi acertada em Julho do ano passado, durante a visita do presidente Lula da Silva ao arquipélago africano.

Actualmente, dos 300 professores do ensino superior de Cabo Verde, apenas três por cento são doutores e 21 por cento são mestres.

O governo de Cabo Verde pretende formar no Brasil o corpo docente da nova universidade, que será concebida segundo os padrões brasileiros de instituições públicas de ensino superior.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, defendeu, entretanto, que os resultados poderão ser mais rápidos se cursos brasileiros forem levados a Cabo Verde.

"Sugeri a formatação de cursos brasileiros já consolidados em áreas importantes, como saúde pública e epidemiologia, dentro da nova universidade ou dentro das faculdades que já existam", afirmou o presidente da Capes à Agência Brasil.

De acordo com Jorge Guimarães, experiências semelhantes estão a ser desenvolvidas em Moçambique e em Angola.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem