| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Novo fórum do Festival de San Sebastian reúne cineastas dos PALOP
- 31-Aug-2005 - 17:20
"Cinema em Movimento" é o título de um novo fórum anual promovido pelo Festival Internacional de Cinema de Donostia, San Sebastian (País Basco, Espanha), e virado para cineastas do Magreb e dos países africanos de expressão portuguesa.
A estrear no decurso da edição deste ano do festival, a 19 de Setembro, o projecto está a ser desenvolvido em conjunto com dois outros festivais de cinema da Europa, o de Amiens (França) e o de Friburgo (Suíça), que já apoiam a cineastas desses países africanos.
Segundo os responsáveis do festival espanhol, o objectivo do encontro anual é apoiar as tentativas de cineastas do Magreb e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) de levar os seus projectos a mercados internacionais.
A ideia agora alargada aos PALOP nasceu em 2003 quando foi iniciado o ciclo "Portas Abertas ao Magreb", surgindo de forma idêntica ao "Cinema em Construção" que apoia há quatro anos o cinema latino-americano.
"A incorporação de profissionais e de instituições de Portugal e do Brasil, envolvidos directamente na produção nos países latinos de África e que já mantêm relações directas tanto artísticas como industriais com o Magreb, abrirá novos horizontes para este encontro", explica uma nota do Festival.
Através da iniciativa o festival espanhol pretende "explorar novas vias para que projectos e películas ainda por terminam sejam concluídas", servindo igualmente de local de encontro entre profissionais, empresas e instituições do sector destes países africanos, da Europa e da América Latina.
Já a 19 de Setembro, no seu primeiro encontro, serão apresentados oito projectos e películas inacabadas, entre as quais "Jardim do outro homem", do moçambicano Sol de Carvalho.
A empresa suíça Swiss Effects, em colaboração com a Kodak Suisse, associaram-se já à iniciativa oferecendo uma conversão de suporte digital para película de 35mm a um dos oito projectos.
A iniciativa conta, entre outros, com o apoio do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).
A edição deste ano do projecto "Cinema em Construção" - que pretende apoiar a conclusão de películas de cineastas de Espanha e América Latina - decorre a 20 e 21 de Setembro.
Entre as obras a apresentar conta-se o projecto "É proibido proibir" do brasileiro Jorge Durán.
A 53ª edição do Festival de São Sebastião decorre entre 15 e 24 de Setembro.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|