As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Novo aeroporto da Cidade da Praia inaugurado este mês
- 3-Sep-2005 - 22:10


O presidente da empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) de Cabo Verde garantiu hoje que o novo aeroporto internacional da Cidade da Praia, capital do arquipélago, "vai mesmo" ser inaugurado em Setembro.



Mário Paixão apontou a "sintonia perfeita" entre todas as instituições e entidades ligadas à futura exploração do aeroporto para sustentar a sua convicção de que "a inauguração ocorrerá ainda este mês".

Para o efeito, adiantou ainda Paixão, que preside igualmente ao Grupo de Operacionalização da infra-estrutura, também estão a ser produzidos com celeridade os instrumentos operacionais necessários.

Entre estes "instrumentos operacionais", está o Manual de Transição das operações do aeródromo Francisco Mendes, que serve actualmente a capital cabo-verdiana, para o novo aeroporto.

Segundo Mário Paixão, o documento, que foi submetido à apreciação da autoridade aeronáutica cabo-verdiana, a Agência de Aviação Civil (AAC), prevê "todos os passos necessários" para que a referida transferência aconteça "com a maior rapidez possível e com um mínimo de transtornos".

Assim, na previsão do presidente do Grupo de Operacionalização do Aeroporto Internacional da Praia (GOAIP), a transição "não implicará uma ruptura prolongada das ligações" de e para a cidade da Praia, que ficará isolada durante "apenas cerca de cinco horas".

Segundo aquele responsável, "todos os equipamentos necessários já existem" e todo o "know-how" está disponível, faltando apenas respostas a "alguns pormenores de ordem técnica" para que o novo aeroporto esteja "completamente operacional" e possa entrar em funcionamento.

O GOAIP é integrado, para além da ASA, proprietária e gestora da infra-estrutura, por diversas empresas e instituições que estarão directamente ligadas à futura exploração do novo aeroporto da Praia, o segundo do arquipélago vocacionado para receber voos internacionais.

A TACV, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, as Forças Armadas, a Guarda Fiscal, as alfândegas, a Polícia Judiciária, a Direcção de Emigração e Fronteiras da Polícia de Ordem Pública e as petrolíferas Shell e Enacol são os outros integrantes do GOAIP.

A nova infra-estrutura já se encontra concluída há vários meses, mas os "pequenos ajustamentos" têm-se sucedido levando a sucessivos adiamentos da inauguração.

A Cidade da Praia e a ilha de Santiago, onde a capital está localizada, são o destino final de mais de 70 por cento dos passageiros oriundos do continente europeu, nomeadamente Portugal, país de acolhimento da maior comunidade cabo-verdiana na Europa.

No entanto, apenas a companhia aérea de Cabo Verde (TACV) vai voar para o novo aeroporto, tendo a TAP Portugal optado pela manutenção dos seus voos diários para o aeroporto do Sal, obrigando os seus passageiros com destino à Cidade da Praia (mais de 70 por cento) a escalas forçadas e demoradas antes de concluída a viagem.

A TAP Portugal justificou a opção pela manutenção dos seus voos para o Sal como "medida estratégica".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem