Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Comércio da China com países lusófonos subiu 24,5% de Janeiro a Abril
- 6-Sep-2005 - 14:33


O comércio bilateral entre a China e os países de língua portuguesa aumentou 24,5 por cento nos primeiros quatro meses deste ano, para 5,96 mil milhões de dólares norte- americanos, disse hoje um responsável chinês.


Em declarações à agência Lusa Wang Cheng An, secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa recordou que em 2004 o comércio bilateral atingiu os 18,2 mil milhões de dólares americanos.

O responsável falava à margem do seminário de apresentação do ambiente de negócios e investimento nos países de língua portuguesa

O reforço de relações teve início em Outubro de 2003 com a realização em Macau do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Governo central chinês determinou na ocasião que a região Administrativa Especial assumiria o papel de "elo de ligação" com a lusofonia.

Depois de um crescimento de cerca de 67 por cento do comércio bilateral entre 2003 e 2004, os números das trocas comerciais entre a China e os países de expressão portuguesa, incluindo São Tomé e Príncipe com quem a República Popular não tem relações diplomáticas, continuam a crescer.

A manter-se o ritmo de crescimento verificado até Abril, deverão atingir este ano os 23 mil milhões de dólares.

No âmbito do comércio país a país, o Brasil lidera a balança com um comércio bilateral em 2004 de 9,1 mil milhões de dólares, que correspondem a exportações de 5,4 mil milhões e a importações de 3,7 mil milhões.

Em segundo lugar no ranking surge Angola, com um comércio bilateral de 4,2 mil milhões de dólares, e no terceiro lugar Portugal com as trocas comerciais a totalizarem, em valor, os 210 milhões de dólares.

Timor-Leste, com 1,3 milhões de dólares, e São Tomé e Príncipe, com 1,4 milhões de dólares em trocas comerciais com a China, são os países lusófonos que registam menor volume de negócios com o gigante asiático.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem