As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Maior festival africano de teatro arranca amanhã no Mindelo
- 7-Sep-2005 - 15:15


A 11ª edição do Mindelact, que arranca amanhã, com 17 companhias nacionais e estrangeiras, e aposta na qualidade dos espectáculos e na formação de actores e de público, as normas que norteiam o Festival Internacional de Teatro do Mindelo desde a sua criação pelo luso-cabo-verdiano João Branco.


"Vão ser 11 dias de teatro de qualidade, de variedade e de surpresa, o nível da programação a que o público está habituado", explica João Branco, presidente da Mindelact.

Em entrevista à Inforpress, João Branco salienta a particularidade de esta edição do Mindelact, em relação a outros festivais internacionais, consistir em juntar, "num mesmo nível", grupos de teatro cabo-verdianos amadores e companhias internacionais profissionais.

"Os grupos cabo-verdianos têm a possibilidade de apresentar as suas obras teatrais com uma componente técnica e artística que não teriam noutras condições", justifica.
A 11ª edição do Mindelact reunirá dez grupos nacionais, dos quais um da comunidade cabo-verdiana de Roterdão, e sete estrangeiros no Centro Cultural do Mindelo.

Os grupos internacionais - Companhia Livre de Teatro e Companhia de Dentro (Brasil), Teatro del Encanto (Espanha), Companhia "Dos à Deux" (França), Grupo de Teatro Os Fidalgos (Guiné-Bissau), Oficina de Teatro Galagalazul (Moçambique) e ESTE - Estação Teatral de Beira Interior (Portugal) - participam no "Festival In".
Do programa "In" constam ainda os nacionais Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, a Companhia de Teatro Solaris (São Vicente), a Companhia Cena Aberta (Santiago) e o Grupo de Teatro Estrelas do Sul (Sal).

Já o "Off" reúne seis grupos cabo-verdianos - Grupo de Teatro Fladu Fla (Santiago), Grupo de Teatro Lagoa (Maio), Grupo de Teatro Nova Sintra (Brava), Grupo de Teatro Nova Casa (Boavista), Grupo de Teatro Dionísios (São Vicente) e Grupo de Teatro 100% Cabo (Comunidade de Roterdão) bem como o Companhia Livre de Teatro, do Brasil.

A Teatrolândia, programa dirigido às crianças, agendou três espectáculos com dois grupos de São Vicente, Grupo Teatrakácia TIM - Teatro Infantil do Mindelo, e um da Praia (Companhia Cena Aberta).

O espaço "Off" foi iniciado em 2001 para permitir que os grupos nacionais tivessem oportunidade de mostrar trabalho quando, no passado, limitavam-se a assistir aos espectáculos e a participar nas acções de formação.

"Não é uma espécie de divisão secundária, antes pelo contrário, é uma programação paralela e têm a mesma importância que a programação principal", esclarece João Branco, salientando que a Teatrolândia tem uma componente educativa dirigida às crianças mas com um objectivo a prazo, isto é, formar público para o teatro.

João Branco, filho do muito conhecido compositor e cantor português José Mário Branco, herdou a paixão do teatro da mãe e escolheu Cabo Verde como a sua pátria de adopção, para a felicidade de todos nós.

Fonte: Paralelo 14/Manuel Delgado, com Vladimir Monteiro, Inforpress


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem