Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Primeiro-ministro parte para Nova Iorque sob protestos da oposição
- 9-Sep-2005 - 17:46


O primeiro-ministro guineense partiu hoje para Nova Iorque, onde vai representar o país na Cimeira Mundial da ONU, sob os protestos da oposição que discorda que seja ele a defender os interesses da Guiné-Bissau na reunião.


Em comunicado de imprensa, o Partido da Renovação Social (PRS, oposição), acusa Carlos Gomes Júnior de ser o "factor principal de instabilidade" no país e, por isso, considera que a Guiné-Bissau estará mal representada na "magna" reunião das Nações Unidas.

Para o PRS, os imperativos constitucionais e exigências do momento requerem a presença do Presidente da República "com legitimidade democrática".

Também vários deputados de partidos que apoiaram a candidatura do Presidente eleito "Nino" Vieira se declararam indignados com a escolha.

Na opinião dos apoiantes de "Nino", a ida de Carlos Gomes Júnior à Assembleia-Geral das Nações Unidas representa para a Guiné-Bissau "um desperdício de oportunidade" para o país "se reencontrar" com a comunidade internacional.

Antes de embarcar para Lisboa, de onde seguirá para Nova Iorque, o primeiro-ministro disse à imprensa que pretende aproveitar a reunião da ONU para mostrar ao mundo as dificuldades com que a Guiné-Bissau "ainda se confronta".

Carlos Gomes Júnior explicou que vai aproveitar, junto com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú, e da Economia, Issufo Sanha, a discussão sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para detalhar a actual situação económica, financeira e social da Guiné- Bissau.

À margem da cimeira, o primeiro-ministro guineense tem previsto encontros com o Presidente português, Jorge Sampaio, entre outros dirigentes mundiais, e com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Carlos Gomes Júnior pretende informar os seus interlocutores da evolução política do país, nomeadamente a conclusão da fase de transição com a realização das presidenciais no passado mês de Julho e o processo de consolidação das instituições democráticas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem