As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Armando Duarte e Crispina Gomes novos embaixadores em França e Cuba
- 14-Feb-2003 - 15:53

O Governo de Cabo Verde quer que os embaixadores reforcem a intervenção na área da diplomacia económica, revelou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros ao conferir posse aos novos representantes diplomáticos em França e Cuba.


Para Fátima Veiga, esta estratégia justifica-se num momento em que a ajuda pública ao desenvolvimento diminui e em que Cabo Verde está empenhado em lançar um Plano Nacional de Desenvolvimento e aposta no investimento privado como uma das vias para o progresso.

José Armando Duarte é o novo embaixador de Cabo Verde em França, e Crispina Gomes vai exercer idêntica missão em Cuba.

"Este é mais um passo na consolidação das chefias das representações diplomáticas de Cabo Verde", afirmou no acto de posse a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades.

Na sua perspectiva, uma das missões que são confiadas aos embaixadores é promover o investimento privado externo em Cabo Verde.

Por outro lado, exortou a uma "particular atenção" aos cabo-verdianos radicados nesses países. No caso da França aos emigrantes e de Cuba aos estudantes, futuros quadros.

"Há um aspecto que merece toda a atenção, que é o de procurar cada vez mais formas alternativas de cooperação que levem em conta os recursos disponíveis", sublinhou.

No caso de Cuba, recordou a forte cooperação económica do passado, diminuída por "constrangimentos nos transportes", e que seria desejável retomar. Mas era importante reforçar também a cooperação na agricultura, desenvolvimento rural e saúde.

Em relação à França, Fátima Veiga pediu a José Armando Duarte uma particular atenção aos organismos internacionais aí sedeados, nomeadamente da Francofonia, Unesco e União Latina.

Em representação dos empossados, José Armando Duarte agradeceu a confiança depositada pelo Ministério ao confiar estas representações diplomáticas, que representam "dois bastiões da política externa" de Cabo Verde.

José Armando Duarte, que em finais de 2002 deixou o cargo de ministro da Indústria, Comércio e Turismo, é o novo embaixador em França, onde substitui Arnaldo Andrade, regressado ao país para assumir as funções de ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

Antes de assumir funções governativas, em Janeiro de 2001, José Armando Duarte fora embaixador de Cabo Verde em Angola.

Crispina Gomes, nova embaixadora em Cuba, não teve funções diplomáticas no passado. Até agora era conselheira do primeiro-ministro, José Maria Neves, e no seio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) tem sido também um dos seus "braços direitos", na qualidade de vice-presidente.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem