As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Dirigentes do MpD em Portugal preparam legislativas e presidenciais
- 20-Sep-2005 - 14:14


O presidente do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Agostinho Lopes, e Carlos Veiga, candidato às presidenciais deste partido, iniciam quarta-feira uma visita a Portugal para preparar o ciclo eleitoral de 2006 em Cabo Verde.


Nos três dias que dura a visita a Portugal, Agostinho Lopes e Carlos Veiga deverão reunir-se com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e com dirigentes do PS (partido no governo em Portugal), PSD e CDS-PP.

No programa da deslocação de Agostinho Lopes e Carlos Veiga, que é o actual bastonário da Ordem dos Advogados e antigo primeiro- ministro do arquipélago, estão ainda previstos encontros com dirigentes das associações cabo-verdianas em Portugal e com parte da comunidade residente em Portugal.

A visita a Portugal, no seguimento de uma deslocação a países europeus com comunidades cabo-verdianas mais significativas - França, Itália, Alemanha e Luxemburgo, que termina em Lisboa, tem ainda como objectivo a auscultação dos imigrantes para a finalização do programa de governo do MpD e o estabelecimento de contactos por parte de Carlos Veiga com vista às presidenciais.

Cabo Verde aproxima-se de um importante ciclo eleitoral, com as eleições legislativas logo no início do próximo ano, Janeiro ou Fevereiro, e as presidenciais previstas para um mês depois.

Os contactos com as comunidades de emigrantes revestem-se da maior importância para os dois maiores partidos de Cabo Verde, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), e o MpD liderado por Agostinho Lopes.

Com as vitórias eleitorais a serem definidas por escassa margem, como aconteceu em 2001, quando Carlos Veiga foi derrotado pelo actual Presidente da República, Pedro Pires, por apenas 13 votos, a conquista de votos na diáspora é unanimemente apontada como estratégica.

Segundo adiantou à Agência Lusa fonte do MpD em Cabo Verde, nos contactos com o governo e partidos políticos portugueses, Agostinho Lopes e Carlos Veiga tencionam abordar questões como a aproximação do arquipélago à União Europeia, relações bilaterais e os problemas mais prementes sentidos pela comunidade cabo-verdiana em Portugal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem