As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo aposta no ensino técnico-profissional no ano lectivo 2005/6
- 23-Sep-2005 - 14:51


O arranque do sistema de ensino técnico-profissional é a "grande aposta" do Ministério da Educação de Cabo Verde para o ano lectivo 2005/06 tendo como objectivo central ajudar os jovens a acederem ao mundo do trabalho.


A ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos cabo- verdiana, Filomena Martins, referiu este objectivo num encontro com jornalistas realizado na quinta-feira ao fim da tarde, a anteceder a abertura oficial do ano lectivo prevista para a próxima semana.

Na génese da decisão em apostar no ensino técnico e profissional está ainda a urgência em formar quadros intermédios para potenciar o aumento da competitividade da economia do país.

Filomena Martins afirmou mesmo que esta vertente do ensino é fundamental para a criação de "alicerces sólidos" para uma economia "em ascensão" como é a cabo-verdiana.

Outra questão considerada essencial na estratégia governamental para a Educação é a abertura da Universidade de Cabo Verde (UCV), cuja comissão instaladora está a trabalhar há dois anos.

Concluída a primeira fase, a segunda arranca já em Outubro com o enquadramento gradual das diversas instituições de ensino superior, institutos e escolas superiores, no modelo final da UCV, sendo o processo concluído com a extinção da comissão instaladora à medida que o modelo final da Universidade ficar consolidado.

Antes da conclusão do processo, todas as instituições de ensino superior a integrar na UCV serão sujeitas a uma avaliação de uma equipa que terá a comissão instaladora como órgão executivo.

Portugal, Espanha e o Brasil são os principais parceiros de Cabo Verde na criação da primeira universidade naquele país.

Este ano e pela primeira vez em 30 anos de independência, o número de alunos inscritos no ensino superior no arquipélago é superior ao dos que frequentam universidades e institutos em países estrangeiros com os quais Cabo Verde tem acordos, nomeadamente Portugal, que acolhe a maior parte dos estudantes cabo-verdianos no exterior.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem