As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidente agracia cooperação portuguesa e a CPLP
- 24-Sep-2005 - 19:16


O presidente cessante da Guiné-Bissau agraciou hoje Portugal e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa com a Medalha da Ordem de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento, no quadro do 32º aniversário da proclamação unilateral da independência.


A distinção, a segunda mais importante no país, baseou-se no facto de Portugal e a CPLP, a par de outras organizações, terem relançado o apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau, reconhecimento que, nas palavras de Henrique Rosa, não poderia ficar esquecido.

A medalha foi recebida pelo conselheiro para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Bissau, José Silva Pereira, na Guiné-Bissau desde 1994, na presença do chefe da missão diplomática lusa, José Manuel Pais Pereira.

Dada a ausência do chefe da representação da CPLP, a organização, que engloba Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, esteve representada por uma funcionária da delegação local.

Além da cooperação portuguesa e da CPLP, Henrique Rosa distinguiu, também pelos mesmos motivos e com a mesma medalha, a União Europeia (UE), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).

O embaixador português António Moreira Martins, chefe da delegação da Comissão Europeia (CE) em Bissau, recebeu a medalha das mãos de Henrique Rosa, que também o distinguiu pessoalmente com um "Diploma de Honra".

Com o mesmo diploma, a presidência guineense agraciou também os governos de Transição (liderado por Artur Sanhá - Setembro de 2003 a Maio de 2004) e da actual legislatura (de Carlos Gomes Júnior, desde Maio de 2004) e ainda o Conselho Nacional de Transição (CNT, mini- parlamento).

Ainda com o mesmo diploma foram agraciados o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), as dioceses de Bissau e Bafatá, comunidade muçulmana, igreja evangélica e várias personalidades locais e estrangeiras como o secretário executivo da CEDEAO, Mohamed Ibn Chambas, e os "históricos" Rafael Barbosa e François Kankoilá Mendy.

Com o Diploma de Mérito, o presidente cessante distinguiu várias organizações sociais, desde sindicatos a federações desportivas, organizações não-governamentais, universidades e a comunicação social, além da Comissão nacional de Eleições (CNE).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem