As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Politécnico de Tomar (Portugal) apoia futura universidade
- 27-Sep-2005 - 17:19


O Instituto Politécnico de Tomar (IPT, Portugal) é o mais recente parceiro da futura Universidade de Cabo Verde, cuja cooperação incidirá na formação de quadros.


O acordo de parceria entre as duas instituições foi assinado na segunda-feira, na Cidade da Praia, dois dias depois de a ministra da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Filomena Martins, ter garantido que a futura Universidade dará os primeiros passos já em 2006.

A comissão instaladora da Universidade de Cabo Verde está a proceder a uma avaliação das actuais unidades de ensino superior existentes em Cabo Verde de modo a criar condições para a sua integração na futura universidade, em pólos universitários ou unidades a encaixar na estrutura centralizada na capital do arquipélago.

O documento assinado entre a comissão instaladora da Universidade de Cabo Verde e o IPT, que tem actualmente cerca de três centenas e meia de estudantes cabo-verdianos nos seus cursos, prevê a colaboração na área da formação de docentes universitários.

António Correia e Silva, presidente da comissão instaladora da Universidade de Cabo Verde, considerou que o IPT tem o perfil adequado à estratégia da Universidade de Cabo Verde na área da formação.

Além das graduações e pós-graduações normais, a futura universidade prevê também formação de menor mais curta, abrangendo o pós-secundário, e orientada para a inserção imediata no mercado de trabalho.

Do lado do IPT, António Pires da Silva, vice-presidente da instituição, referiu que o protocolo permite, para além da formação de quadros, a colaboração na "organização e desenvolvimento curricular dos cursos" da Universidade de Cabo Verde.

A par do IPT, a futura Universidade de Cabo Verde conta com o apoio do Ministério da Educação de Portugal, estando em aberto a possibilidade de a Universidade de Coimbra poder também apoiar o projecto.

O Brasil, através da Universidade de Santo André, e a Espanha, com destaque para o governo regional das Canárias, são outros parceiros na criação da Universidade de Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem