As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Carnaval do Mindelo com mais brilho este ano
- 15-Feb-2003 - 19:11

O Carnaval do Mindelo, em Cabo Verde, vai viver este ano uma festa sem precedentes, com uma animação tal que obrigará a modificar o desfile para tornar viável a participação de todos os figurantes e caros alegóricos.


Os festejos carnavalescos começarão na tarde de sábado dia 01 de Março e encerrarão na noite de terça-feira dia 04, após o grande desfile de seis carros alegóricos em que irão participar mais de 2 000 figuras.

"O mínimo que cada grupo tem são 350 pessoas. Há grupos que tem pelo menos o dobro disso. Fazendo uma média muito arredondadinha serão pelo menos 2 mil pessoas no desfile, excluindo a assistência e os grupos de animação que preenchem os intervalos entre a saída de um grupo e outro", referiu à Agência Lusa a vereadora da cultura da Câmara Municipal de S. Vicente.

A esse número de participantes acrescem as pessoas mascaradas que individualmente vivem o carnaval e deambulam pelo cortejo, fazendo-o enriquecer, pela sua criatividade, e concedendo-lhe outra dimensão.

"De sábado até terça-feira ao final do dia vai ser com certeza uma animação muito grande, diurna e nocturna", sublinhou Maria Miguel Estrela, principal responsável pela organização.

Na sua perspectiva, "será uma animação sem precedentes", em virtude de se encontrarem inscritos seis grupos para o desfile de concurso na terça-feira á tarde, dia 04 de Março. Maria Miguel Estrela diz que se recorda apenas de ter havido cinco grupos a concurso, num carnaval dos anos 90.

À parte disso, nos desfiles nocturnos estarão presentes mais dois grupos, os habituais "Samba Tropical" e o "Syrius", a par de "um número enorme" de grupos de animação, que vem de instituições educativas e dos bairros periféricos da cidade", explicou.

Os desfiles diurnos começam na tarde de sábado, com os festejos dedicados aos foliões infantis. Serão centenas de crianças a dar o seu contributo à festa, acompanhadas também pelo grupo infantil "Gargalhadas".

A dimensão do desfile programado para a terça-feira á tarde, dia 04 de Março, vai obrigar a organização a alterar o figurino, nomeadamente o local de concentração e a dupla volta pelo percurso. A dimensão e o tempo necessário para o desfile de tantos figurantes impedem a concretização desse modelo.

Segundo Maria Miguel Estrela, também o júri do concurso, que este ano tem um prémio de 700 contos cabo-verdianos (6.350 euros) para o primeiro classificado, vai ter de funcionar em moldes diferentes.

"A obrigatoriedade de os grupos passarem duas vezes pelo palanque principal não vai ser possível de concretizar, e teremos de escolher outro ponto de saída, para não impedir a passagem dos outros grupos, que ainda estão a desfilar", acrescentou a autarca.

A exemplo de anos anteriores, também agora os grupos não se submetem à recriação fantasiosa de uma temática única, mas vários deles optaram por se inspirar na história e cultura cabo-verdianas.

Maria Miguel Estrela acredita que apenas em "em parte" a forte animação e grande número de participações no Carnaval tem a ver com a circunstância de este ano Mindelo ser a Capital Lusófona da Cultura, um estatuto atribuído pela UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Crê que também influenciou o facto de haver uma certa estabilidade social e de as pessoas irem interiorizando a ideia de que esta festa faz parte da vivência do povo do Mindelo.

"O Carnaval já é uma tradição muito antiga e muito bem enraizada. E isto tem também a ver com a política cultural da Câmara, que dá motivação às pessoas para se envolverem neste tipo de eventos. E há ainda uma grande expectativa relacionado com o apoio do tecido empresarial", frisou.

A Câmara Municipal disponibiliza 3 mil contos cabo-verdianos para a organização, e os montantes adicionais são conseguidos através de apoios das empresas, de receitas de festas e do próprio investimento de cada participante na sua fantasia.

As empresas - segundo a vereadora da Cultura da autarquia - estão mais sensibilizadas porque participar é bom para a sua imagem e, por outro lado, quando mais rica é a festa mais eles ganham com a afluência de visitantes.

O carnaval do Mindelo é aquele que assume mais brilho no arquipélago de Cabo Verde, embora a celebração se realize de forma mais modesta por todas as ilhas.

É também aquele que revela maiores influencias do carnaval brasileiro.

O historiador António Leão Correia e Silva, na sua obra "Nos Tempos do Porto Grande do Mindelo", refere, a propósito das últimas décadas de Oitocentos, que o carnaval dessa cidade se abrasileira por influência dos marinheiros que aí aportam.

É por influencia dos marinheiros cariocas que o carnaval mindelense se enriquece, com "marchinhas", "chorinhos" e "samba- enredos", acrescenta o historiador.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem